quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Decisão de adiar deliberação sobre Aécio abre brecha para o STF enquadrar de vez o Legislativo
Painel - FSP
Salto no escuro O Senado tentou não esgarçar os fios da crise ao adiar deliberação sobre a decisão do STF que afastou Aécio Neves (PSDB-MG). Assumiu, com isso, altíssimo risco. Os que articularam o recuo disseram torcer para que o plenário da corte mude o entendimento. Se a expectativa não se confirmar, o Legislativo ficará diante de situação ainda mais grave. Fará seu juízo após um acórdão — não de uma turma, mas de todo o Supremo — que colocará uma espada sobre a cabeça dos pares investigados.
O que Deus quiser Relator de recurso impetrado por Aécio, o ministro Edson Fachin comentou com pessoas próximas no Supremo, antes de recusar o pedido, que vê o cenário atual como uma “situação limite”. Mesmo o passo atrás dado pelo Senado não é visto por pessoas alinhadas a ele como solução.
Pior dos mundos Não há cenário mais incômodo para a corte, explicam esses aliados de Fachin, do que decidir uma questão em tese com um caso concreto como pano de fundo. Hoje, o STF tende a derrubar o afastamento.
Minha parte Fachin liberou a ação que definirá o futuro de Aécio para julgamento sem que ela estivesse completamente instruída. Faltava um parecer da AGU. Fez isso a pedido da presidente, ministra Cármen Lúcia. Queria dar sinal de boa vontade. 
Perdas… A deputada Maria do Rosário (PT-RS) solicitou à CCJ uma audiência pública para ouvir o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, sobre o caso do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que se suicidou nesta semana. Ele era alvo de investigação e chegou a ser preso coercitivamente.
… e danos A petista diz que o caso levanta o debate sobre a violação de direitos. Ela também pede para ouvir Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça, e Deborah Duprat, subprocuradora-Geral da República. Nesta terça (3), o ex-presidente Lula citou Cancellier em discursos e emitiu nota lamentando sua morte.
Tô na pista Visto como alternativa do PT caso Lula não possa ser candidato, o ex-prefeito Fernando Haddad passará dois dias desta semana na Paraíba, fazendo palestras. Ele tem mantido uma rotina de viagens. Segue conselho do ex-presidente, que o orientou a rodar o país.
Nem vem A família de Haddad resiste à ideia de uma nova aventura eleitoral.
Não gostei Em jantar com deputados estaduais do DEM na segunda (2), João Doria (PSDB-SP) foi cauteloso ao comentar os resultados do último Datafolha. Segundo relatos, o prefeito disse que era muito cedo para traçar qualquer cenário.
Calma lá Doria costuma citar pesquisas como fator relevante para a decisão do PSDB sobre o candidato ao Planalto em 2018. Ele apareceu no levantamento com o mesmo índice de intenção de voto de seu rival no partido, o governador Geraldo Alckmin.
A jato Em reunião com vereadores nesta terça (3), o prefeito de SP disse que o próximo projeto a ser encaminhado para a Câmara Municipal é o que sela a venda do autódromo de Interlagos.

Nenhum comentário: