domingo, 8 de outubro de 2017

Risco-Brasil cai 34% este ano, seguindo movimento global
Rennan Setti - O Globo
Queda foi similar à registrada por outros países emergentes no períodoA melhora recente na Bolsa brasileira, que chegou a superar esta semana novo patamar recorde, veio acompanhada de uma redução na percepção de risco dos investidores estrangeiros em relação ao Brasil, como o governo tem celebrado. Mas este movimento acompanhou o de outros países emergentes. Segundo analistas, o impacto das decisões econômicas internas, embora importante, foi menor que a influência da conjuntura internacional.
O risco-país do Brasil medido pelo CDS (credit default swap, espécie de seguro contra calote da dívida soberana do país) caiu de 283 pontos-base para 187 pontos este ano, um recuo de 34%. No CDS, quanto menor o valor, mais seguro o país é considerado para investir. Essa queda percentual, porém, foi apenas a 19ª maior em um grupo de 44 países, segundo levantamento do GLOBO na base de dados da Bloomberg. Nesse conjunto de países, o Brasil é considerado agora o 12º mais arriscado, apenas uma posição abaixo da que ocupava no começo do ano. O Brasil ainda é considerado menos seguro para investir do que economias como Turquia (177 pontos), África do Sul (177) Indonésia (101), Peru (81) e Índia (76).
— O que está acontecendo é que existe um ambiente global de excesso de liquidez. O mundo está vivendo hoje um crescimento sincronizado, uma coisa rara. Existe muito dinheiro sobrando com juro praticamente zero ou negativo. Como os investidores estão demandando mais retorno e risco, eles acabam indo para países emergentes. A sensação de risco no mundo hoje é menor — explicou Rogério Freitas, sócio na Florença Investimentos.
Os três emergentes que tiveram a maior queda percentual do CDS no período foram Croácia (54%, para 105 pontos), Malásia (53%, para 66) e China (49%, para 59). Por outro lado, a Coreia do Sul, por sofre as consequências do aumento das tensões com a Coreia do Norte, registrou aumento de 58% na percepção de risco, para 69 pontos. O segundo maior aumento foi da Venezuela, cujo CDS aumentou 36%, para 5.229 pontos — o país considerado hoje o mais arriscado para investir entre aqueles que têm títulos no mercado internacional.
Esta semana, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, celebrou em audiência pública na Câmara dos Deputados que o risco do Brasil medido pelo CDS está em níveis próximos ao patamar de quando o país ainda tinha grau de investimento. No período em que o Brasil teve grau de investimento pela agência S&P, de abril de 2008 a setembro de 2015, a média do CDS brasileiro foi de 167. Em setembro de 2015, após a perda do selo de bom pagador, o indicador chegou a atingir 533 pontos.
Queda de juros e da inflação
Segundo Hersz Ferman, Elite Corretora, a parte mais relevante da queda da percepção de risco está ligada ao cenário externo.
— Mas não podemos descartar como mudamos muito nesse ano. Tivemos a aprovação da TLP, uma melhora da governança nas empresas públicas, uma queda enorme de juros e da inflação. Isso tudo melhora o ambiente de negócios.

Nenhum comentário: