sexta-feira, 6 de outubro de 2017

‘Quem acha que fala em meu nome está enganado’, diz Maia; sem aceno, centrão se acerta com Temer
Painel - FSP
Bloco do eu sozinho “Quem acha que vocaliza algo em meu nome está enganado. Não crio um ambiente de três pessoas para estruturar algo. Não faço jogo.” A frase é do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta matar no nascedouro os rumores de que estaria alinhado à oposição para deteriorar a já frágil situação de Michel Temer. A postura desestimula dissidências no centrão. PP e PR, duas numerosas siglas do grupo, foram saciadas e descartam, agora, risco para o peemedebista.
Quem ganha A chegada da nova denúncia foi vantajosa para a base aliada. O PR, que tem o Ministério dos Transportes, não conseguiu o comando da Secretaria de Portos, mas ampliou sua presença no corpo da pasta. Deve entregar, de 38 votos, entre 28 e 30 para o presidente.
Pragmático Dirigentes do PP também avaliam que o clima de insatisfação na bancada foi contido. A legenda se considera contemplada e avalia que, com Temer entregando o que demandam, não vale arriscar mudar.
Mapa da guerra Mas nem tudo são flores no caminho do presidente. Há tensão no PSDB (como sempre), no DEM, que se incomodou com o avanço do PMDB sobre quadros que cobiça e, agora, no PSD. Líderes da sigla avisaram que o número de votos contra o Planalto aumentou.
Resgate Hoje, além dos 14 deputados que optaram pelo afastamento de Temer na primeira denúncia, mais dez dizem que podem debandar. O PSD tem Comunicações, Correios e Sebrae. Por isso, os sinais ainda não preocupam. O ministro Gilberto Kassab tem dito que não haverá aumento significativo nas defecções.
Triste fim Todos perderam. Foi essa a avaliação da maioria da bancada do PSDB da Câmara sobre o desfecho da polêmica nascida e criada pela própria sigla a respeito da indicação de Bonifácio de Andrada (MG) à relatoria da nova queixa contra o presidente.
Carapuça Desalojado da CCJ pela legenda, Bonifácio diz que o “PSDB é muito complicado” e que, se aceitasse a licença, iria se agredir. “Prefiro que ajam contra mim.”
Alvo preferencial Aliados de Temer acreditam que a conta sobre o eterno impasse no tucanato cairá novamente no colo de Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo).
Baixar armas Integrantes da cúpula das Forças Armadas atuam para acalmar os que enxergam perigo e focos de tensão nas manifestações de militares da ativa e da reserva por intervenção. Dizem que as falas são isoladas e não configuram risco.
Ninguém tasca Apesar dos sinais de aliados de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) de que ele pode optar por se filiar a outro partido, Adilson Barroso, presidente do PEN — sigla que mudou de nome para Patriota a pedido do parlamentar — está seguro de que o deputado cumprirá o acordo.
Pode chamuscar “Bolsonaro já me deu a palavra: vem para o Patriota. A única coisa que o deputado tem de radical é a honestidade”, afirma Barroso.

Nenhum comentário: