Governo de Nova York pede que população deixe casas prejudicadas por SandyCom proximidade do inverno, prefeito teme que parte da cidade não tenha acesso a aquecimento
Filipe Mauro - Opera Mundi
No momento em que o inverno do hemisfério norte se aproxima e as temperaturas já começam a cair, autoridades do Estado de Nova York alertaram que diversas casas comprometidas pela supertempestade Sandy não poderão ser ocupadas novamente e terão de ser substituídas por abrigos provisórios.
Segundo o prefeito de NoVA York, Michael Bloomberg, os prejuízos em moradias da maior cidade dos Estados Unidos podem afetar a vida de 30 a 40 mil pessoas. Para o governador Andrew Cuomo, a preocupação é ainda maior quando se pensa na quantidade de casas que perderam seus sistemas de aquecimento com a supertempestade.
Em meio a uma coletiva de imprensa neste domingo (04/11), Cuomo disse que aqueles que se recusam a deixar casas comprometidas por Sandy não terão outra alternativa. Ele também alertou que esta segunda-feira (05/11) será um dia delicado para o transporte público da cidade, já que nem todas as linhas de metrô estão totalmente restauradas e muitos voltarão a trabalhar. O governador também levantou a possibilidade de escassez de combustível na maior parte dos postos.
Neste domingo, os termômetros marcaram 4ºC em Nova York e a previsão é de que esse número caia para -1ºC até a segunda-feira. "Vocês podem morrer de frio. Vocês podem causar incêndios usando velas ou lareiras para aquecer suas casas”, disse Bloomberg ao tentar convencer os moradores de bairros altamente danificados a procurarem abrigos provisórios.
"Se você não sabe para onde ir, pare algum policial na rua e pergunte por favor para onde ir. Eles irão ajudar vocês. O que temos que garantir é que vocês estejam seguros por alguns dias e que tenham comida e água nesse período”, acrescentou. Nos Estados Unidos, Sandy causou a morte de mais de 100 pessoas. 40 delas apenas em Nova York.
Segundo o governador Cuomo, no Estado de Nova York, são 730 mil os moradores que ainda não tiveram o acesso a luz e a energia elétrica restabelecido. Na capital, esse número chega à marca de 130 mil.
Em Nova Jersey, os estragos decorrentes da supertempestade Sandy também dificultarão a votação da próxima terça-feira. O comitê responsável pela eleição aceitou que os moradores locais computem seus votos pela internet ou, se necessário, por fax. Bloomberg alegou que fará “o que for necessário” para auxiliary no processo eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário