segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CARROÇAS VOADORAS

Sindicato acusa Gol de ter subido tarifas em até 297%
Trabalhadores tentam anular no Cade compra da Webjet, que teve 850 demitidos
Geralda Doca - O Globo
BRASÍLIA e SÃO PAULO – Representantes dos trabalhadores do setor aéreo recorreram nesta segunda-feira ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para tentar anular a compra da Webjet pela Gol, alegando que o negócio fere o interesse do consumidor. Eles entregaram ao presidente do órgão, Vinicius Marques de Carvalho, pesquisa de preços que mostra que no dia 17 de outubro, data em que a Gol assumiu a venda de bilhetes da Webjet, o preço da passagem no trecho Guarulhos-Santos Dumont subiu 211%. E outras tarifas tiveram reajuste de até 297% no mesmo trecho nos dias seguintes. O preço do bilhete no voo 5767 da Webjet, com partida prevista para o dia 18 de outubro, às 11h20, saltou de R$ 183,99 para R$ 571,90 no site da Gol, segundo o levantamento entregue pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas ao Cade.
Os representantes dos trabalhadores pediram ao Cade acesso ao processo que resultou na aprovação da compra da Webjet pela Gol, porque, segundo o presidente do sindicato, Gelson Fochesato, há indícios de falhas decorrentes de informações incorretas que teriam sido prestadas pela Gol e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac):
— Houve diminuição da oferta para os usuários, e os preços subiram. O Cade não pode concordar com isso.
O sindicato baseia-se no fato de o Cade ter aprovado a compra a partir da premissa de que os preços cobrados pelas duas empresas eram semelhantes, o que a pesquisa contradiz.
Ex-funcionários protestam
Para ter acesso ao processo, o sindicato vai apresentar petição ao Cade até amanhã. O objetivo é forçar o órgão a rever a decisão e buscar a reintegração dos trabalhadores demitidos pela Gol. Fochesato destacou que, durante a tramitação do processo no Cade, a Gol havia prometido manter 16 aviões da Webjet em operação e dissera que as demissões seriam pontuais.
O Cade não quis comentar a declaração do sindicalista, e o voto do relator do processo, conselheiro Ricardo Ruiz, está sendo revisado. Por sua assessoria, o Cade informou que o órgão não analisa preços individualizados e que, durante o processo, avaliou a concorrência e os preços cobrados por todo o setor. A assessoria da Gol disse que vai analisar as tabelas para só então se pronunciar. A Anac não quis comentar.
O Ministério do Trabalho também tentará reverter as demissões de 850 funcionários da Webjet, anunciadas na última sexta-feira. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias Nascimento Melo, já entrou em contato com a companhia e com o sindicato. A reunião deve ocorrer esta semana em Brasília.
Cerca dos 100 pilotos e comissários demitidos da Webjet protestaram ontem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para reverter o desmanche do quadro de empregados da empresa. Aeroportos do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte também tiveram manifestações. Em São Paulo, o protesto saiu da sede do sindicato e até o aeroporto. Segundo o sindicato, na próxima quinta-feira haverá nova manifestação no Santos Dumont.

Nenhum comentário: