sexta-feira, 27 de junho de 2014

Preocupados com NSA, alemães cancelam contrato com operadora americana 
Verizon, fornecedora de serviços de internet, será substituída por firma local 
VEJA
Estande da operadora Verizon
Estande da operadora Verizon (Rick Wilking/Reuters)
O governo alemão anunciou nesta quinta-feira que vai cancelar um contrato com a operadora Verizon, uma das maiores companhias telefônicas dos Estados Unidos, por temores em relação a segurança de dados. O escândalo sobre o alcance da espionagem americana teve início antes mesmo que o mundo soubesse que o responsável pelo vazamento de informações secretas era o ex-analista de inteligência Edward Snowden. A primeira notícia sobre o monitoramento de dados telefônicos pela Agência de Segurança Nacional americana (NSA) envolvia exatamente a Verizon. Com o desdobramento do caso, mais detalhes sobre a bisbilhotice promovida pelo governo dos EUA foram sendo revelados e atingiram a chanceler alemã Angela Merkel, que teve o celular grampeado. A decisão de cancelar o contrato demonstra que a confiança não foi restaurada e as empresas ainda sofrem as consequências.
A Verizon prestava serviços para o governo desde 2010, e o contrato estava previsto para expirar em 2015. O valor em jogo não foi divulgado. Atualmente, a empresa americana fornece serviços de internet para três redes administrativas de dados governamentais da Alemanha. Segundo o Ministério do Interior alemão, todos os serviços serão repassados para a Deutsche Telekom até 2015. "A relação entre empresas americanas e a NSA e outros serviços estrangeiros de inteligência tem demonstrado a necessidade de tornar mais severas as exigências com relação à segurança em pontos críticos da infraestrutura de comunicações”, afirmou o ministério, em comunicado.
As primeiras informações vazadas sobre a espionagem nos EUA, há um ano, afirmavam que a empresa repassava dados telefônicos de milhões de clientes americanos à NSA. Em resposta à decisão do governo Merkel, o diretor da subsidiária alemã da Verizon, Detlef Eppig, afirmou que a empresa segue as regras locais. "Deixamos claro que o governo americano não pode acessar informações de usuários armazenadas fora dos Estados Unidos", disse, em comunicado. "A Verizon Alemanha é uma empresa alemã e nós seguimos a lei alemã".

Nenhum comentário: