sábado, 27 de agosto de 2011

Filme: LESS THAN ZERO

Leio que saiu no Brasil um livro de BRET EASTON ELLIS, chamado "Abaixo de Zero" (Less Than Zero), de 1985. 
O filme:
Ele deu origem a um  filme de mesmo nome, lançado em 1987, com a direção de Merek Anievska e com Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) no papel principal.  Ele interpreta Julian, um jovem bonito, rico e viciado em drogas.  O seu amigo (Andrew McCarthy) e a sua namorada (Jami Gertz, linda), tentam tirá-lo desse mundo sem volta, mesmo correndo o risco de afundarem no abismo mais negro da vida humana junto com ele.   
O filme e o livro são deprimentes no sentido de que retratam a realidade da juventude rica e sem limites.
O autor do livro se especializou a escrever sobre ela.  Dele é o livro "O Psicopata Americano" (American Psycho), de1991.  Um yuppie, Patrick Bateman, obcecado pelo mundo das grifes, do consumo, do artificialismo, repleto de tédio.  A solução é cometer assassinatos violentos para dar uma emoção a mais e preencher o seu vazio existencial.
O livro deu origem ao filme homônimo em 2000.  Direção de Mary Harron, com Christian Bale (o melhor intérprete de Batman), Jared Leto, Willem Dafoe e Reese Whitherspoon.
É o retrato acabado do vazio das pessoas que acabam se ligando ao mundo das aparências, que infelizmente, é a maioria das pessoas que não saíram da "caverna" e nem querem, como notou uma ex-aluna, numa aula de filosofia...  

Nenhum comentário: