segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"STRANA GUERRA SENZA VINCITORI"

O artigo de Sergio Romano no Corriere Della Sera é muito lúcido quando diz que a guerra civil na Líbia não tem vencedores.
A Itália, grande parceira da Líbia, apostou no ditador.  Perdeu.  A frase de Berlusconi deixa bem clara a situação: "Si arrenda e ponga fine a soffrerenze."
A França, querendo ocupar o lugar da Itália apostou nos rebeldes. Perdeu.  Ela aprendeu que não se pode confiar em "rebeldes", mesmo porque não sabe quem são eles e o que eles querem (fora a queda do ditador).
A Inglaterra com a sua mania de grandeza, a sua soberba diante dos mais fracos, perdeu.  Gastou uma fortuna a troco de nada.
Os EUA governados pelo Malack Obama entrou numa outra guerra sem terminar as outras duas já iniciadas.  Miopia?  Ignorância.  Imersos numa crise política/econômica sem fim, largaram a questão para depois.  O protótipo inacabado de presidente está mais preocupado com a reeleição.  E o dinheiro gasto e as vidas desperdiçadas? Perderam.
Eu continuo:
A ONU vive a sua plena decadência.  Os EUA e a Inglaterra fazem o que bem querem.  E quando for a vez da Rússia e da China agirem assim?  Quero só ver.
O Brasil, como sempre adotou uma posição covarde: não disse nem sim nem não.  E ainda quer uma cadeira no conselho de segurança da ONU.
A Líbia está destruída, consumida até os ossos por uma guerra violenta.  Para se reconstruir serão necessários muitos anos.  

Nenhum comentário: