EXCERTO:
"A segurança das épocas de plenitude - assim como no último século - é uma ilusão de ótica que conduz à despreocupação com o futuro, deixando sua direção aos cuidados da mecânica do universo. (...) Protegidos de sua própria consciência por essa ideia, soltaram o leme da história, deixaram de estar atentos, perderam a agilidade e a eficácia. Assim, a vida lhes escapou das mãos, tornou-se completamente insubmissa, e hoje anda solta, sem rumo conhecido. Sob a máscara de generoso futurismo, o progressista não se preocupa com o futuro; convencido de que nele não há surpresas nem segredos, peripécias nem inovações essenciais; seguro de que o mundo seguirá em linha reta, sem desvios nem retrocessos, ele abandona sua preocupação com o futuro e se coloca definitivamente no presente. Não é de se admirar que hoje o mundo pareça vazio de projetos, metas e ideais. Ninguém se preocupou com eles. A deserção das minorias dirigentes foi de tal ordem que se encontra sempre na razão inversa da rebelião das massas."
Comentário: O livro começou a ser publicado em 1926. A expansão capitalista sofreu um revés no final do século XIX, mas as massas (sejam elas ricas ou pobres - o homem-massa de Gasset é aquele sem noção da realidade) não perceberam e foram contentes para a carnificina da I Guerra Mundial e atravessaram a crise do entreguerras num átimo de segundo. Mas esse período é marcado pela popularização da cultura e a perda dos ideais clássicos.
Hoje é isso que nós vemos. Caetano Veloso é poesia. Chico Buarque é poesia. Gilberto Gil é poesia. Carlinhos Brown é intelectual. NINGUÉM CONSEGUE DIFERENCIAR POESIA DE UMA SIMPLES LETRA DE MÚSICA!
Paulo Coelho é o melhor escritor vivo. NNGUÉM CITA JOÃO UBALDO RIBEIRO!
Os pintores brasileiros atuais são os melhores. O nosso cinema é fantástico, só é mal compreendido.
Não conseguimos sair da órbita do nosso próprio umbigo. Esse mesmo erro foi cometido pelos EUA e veja onde eles foram parar...
Todos os sinais indicam uma crise econômica, política, social e moral e o brasileiro já está preocupado com o carnaval de 2012.
Título: A Rebelião das Massas
Autor: José Ortega Y Gasset
Editora: Martins Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário