sábado, 31 de janeiro de 2015

Sarampo se espalha pelos EUA e chega a 14 Estados e 84 casos confirmados
Julie Turkewitz e Damien Cave - NYT 
Jae C. Hong/AP
O surto de sarampo associado à Disneylândia continuou provocando ansiedade nesta sexta-feira (30), quando dois novos casos surgiram em Marin County, na Califórnia –assim como pelo menos um em Nebraska– enquanto as autoridades no Arizona alertavam que pelo menos 1.000 pessoas podem ter sido expostas ao vírus por meio de sete outras naquele Estado.
Desde 1º de janeiro, a agência federal Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) confirmou 84 casos de sarampo em 14 Estados. O Departamento de Saúde da Califórnia, que está atualizando a contagem de sarampo com mais frequência, associou mais de 90 casos nos Estados Unidos e México ao surto na Disneylândia.
A preocupação com a doença altamente contagiosa se intensificou na sexta-feira em vários Estados, incluindo Minnesota, onde as autoridades de saúde estão notificando centenas de pessoas que podem ter tido contato com um estudante da Universidade de Minnesota com sarampo.
Também há ansiedade no Arizona, onde milhares de pessoas estão chegando a Phoenix para o Super Bowl (a final do futebol americano) no domingo (2). Os CDC agora estão orientando que qualquer pessoa com sintomas não vá ao jogo.
"Os surtos muito grandes que vemos ao redor do mundo costumam começar com um número pequeno de casos", disse a dra. Anne Schuchat, diretora do Centro Nacional para Imunização e Doenças Respiratórias da agência.
As autoridades em três condados na área de Phoenix –Maricopa, Gila e Pinal– já pediram aos moradores que não foram vacinados e que podem ter sido expostos a não irem à escola, trabalho ou creche e permanecerem em casa por 21 dias. As escolas em alguns outros Estados estão considerando proibições formais à presença de crianças não vacinadas.
"Este é um ponto crítico neste surto", escreveu o diretor estadual de saúde do Arizona, Will Humble, em seu blog. Qualquer caso não identificado, ele escreveu, pode causar "um surto prolongado".
Cada caso tem provocado até o momento uma resposta de saúde pública exaustiva.
Sites de notícias na Pensilvânia e em outros Estados estão alertando os leitores quando indivíduos infectados por sarampo visitaram estabelecimentos locais, em um esforço para alertar os moradores sobre exposição. E em locais como o Novo México, onde o número de crianças não vacinadas aumentou 17% de 2012 a 2014, as autoridades de saúde estão alertando que a doença poderá atingir o Estado em breve.
Em Minneapolis, o Departamento de Saúde de Minnesota disse na sexta que está trabalhando com a Universidade de Minnesota no atendimento ao caso de sarampo diagnosticado em um estudante de 20 anos da universidade. Ele notificou outros estudantes que podem ter sido expostos, juntamente com os funcionários no hospital onde ele buscou tratamento.
"Nós monitoraremos atentamente esta situação", disse o comissário de saúde de Minnesota, o dr. Edward Ehlinger.
Ehlinger enfatizou que o risco potencial para o público em geral é muito pequeno, mas disse que as pessoas devem tomar precauções e protegerem a si mesmas e seus filhos. Em particular, ele pediu aos pais para assegurarem que seus filhos sejam devidamente imunizados.
Um porta-voz do departamento estadual de saúde, Doug Schultz, disse que o estudante provavelmente contraiu sarampo em uma viagem à Indonésia. O estudante disse às autoridades de saúde que recebeu duas doses de vacina para sarampo, caxumba e rubéola, disse Schultz, mas que não estava claro quando ele recebeu sua última dose.
A vacina, disse Schultz, tem eficácia de cerca de 95%, de modo que é possível que pessoas que estejam com a vacinação em dia contraiam o vírus. Em Minnesota, aproximadamente 1,6% das pessoas se recusa a ser vacinada, disse Schultz.
No Nebraska, Leah Bucco-White, uma porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, disse na sexta-feira que as autoridades confirmaram dois casos de sarampo em crianças no leste do Estado.
O primeiro caso está relacionado ao surto na Disneylândia, disse Bucco-White, mas a origem do segundo caso permanece incerta. "Nós ainda estamos investigando a fonte da exposição."
As autoridades de saúde do Nebraska estão recomendando quarentena para os indivíduos que possam ter sido expostos, e estão enviando informações aos provedores de saúde sobre os sintomas que devem ser observados.
Por todo o país, as autoridades de saúde pública fizeram apelos nos últimos dias para que as crianças sejam imunizadas, e há sinais de que a tendência contra vacinação pode estar revertendo ao menos em alguns locais.
No condado de Maricopa, Arizona, três clínicas viram um aumento de pessoas requisitando vacinação contra sarampo para seus filhos, segundo as autoridades de saúde, que informaram um aumento de 50% nos pedidos de vacinação no ano passado.
As clínicas adicionaram enfermeiros e filas começaram a se formar. Uma das pessoas na fila era uma mãe de Mesa com dois filhos, com idades de 12 e 14 anos, que não foram vacinados contra sarampo.
"Se você quiser procurar por um lado positivo dessa situação", disse Jeanene Fowler, uma porta-voz do departamento de saúde do condado, "isso é o melhor que poderia acontecer".
Tradutor: George El Khouri Andolfato

Nenhum comentário: