sábado, 28 de fevereiro de 2015

Opositor de Putin é baleado e morto no centro de Moscou
Ex-ministro de Ieltsin, Boris Nemtsov foi alvo de atirador perto do Kremlin
Corpo do opositor russo Boris Nemtsov é visto coberto por um saco plástico preto na ponte Moskvoretsky, perto da Catedral de São Basílio (ao fundo), na Praça VermelhaCorpo do opositor russo Boris Nemtsov é visto coberto por um saco plástico preto na ponte Moskvoretsky, perto da Catedral de São Basílio (ao fundo), na Praça Vermelha(Dmitry Sereryakov/AFP)
Boris Nemtsov, um notório político anti-Putin, foi assassinado no centro de Moscou nesta sexta-feira. Ele foi atingido pelas costas por uma pessoa que estava em um carro que fugiu do local, informou a agência Interfax. O atirador disparou quatro vezes contra a vítima, que caminhava perto do Kremlin, acompanhado por uma mulher. Já nas primeiras horas de sábado, pelo horário local, Putin condenou o assassinato, segundo informação divulgada pela emissora estatal Russia Today.
O político de 55 anos foi vice-primeiro-ministro na administração de Boris Ieltsin nos anos 1990. Atualmente, ele era deputado pela região de Yaroslavl e copresidia o partido liberal RPR. No domingo, ele participaria de uma manifestação contra as políticas de Vladimir Putin, o primeiro protesto em vários meses na capital do país.
Em 2012, Nemtsov divulgou um relatório sobre a vida nababesca do presidente russo. O documento listava os itens luxuosos à disposição de Putin: vinte palácios e mansões, 58 aviões e helicópteros e quatro barcos. À revista VEJA, o opositor disse ter começado a fazer o levantamento ao perceber, em fotos de jornal, que Putin troca de relógio de luxo como quem troca de meia. "Na Rússia, o relógio é um dos maiores símbolos de status masculino. Trata-se de uma herança dos tempos soviéticos, quando esse acessório era o único que a elite nacional podia ostentar".
O opositor foi detido várias vezes por se posicionar contra o Kremlin. A prisão mais recente ocorreu em 2011, quando ele protestou contra os resultados das eleições parlamentares, e em 2012, quando dezenas de milhares de pessoas foram às ruas contra Putin.
Em uma entrevista concedida à rede americana CNN no ano passado, ele lamentou a situação dos empresários no país. "Este é o país da corrupção. Se você tem um negócio, está em uma situação muito insegura. Todos podem pressionar você e destruir sua empresa".
Ele também esboçou uma nota de esperança sobre o futuro da Rússia. "Este é o meu país. O povo russo está em dificuldade. A Justiça russa não funciona. A educação piora a cada ano. Mas eu acredito que a Rússia tem uma chance de ser livre. É difícil, mas devemos conseguir isso".Russo Boris Nemtsov fala com jornalistas durante encontro de partidos de oposição em Moscou, em março de 2012Russo Boris Nemtsov fala com jornalistas durante encontro de partidos de oposição em Moscou, em março de 2012(Mikhail Voskresensky/Reuters)

Nenhum comentário: