sábado, 25 de abril de 2015

Influência chinesa exige revisão do Mercosul
Aumento de acordos bilaterais com o rival brasileiro na região, como o pacto celebrado com a Argentina, reitera a insignificância atual do bloco
VEJA
Pressionada por grave crise, a Argentina se voltou para a China. Com o Mercosul praticamente estagnado, em meio a querelas setoriais e tarifas protecionistas, Cristina Kirchner viu a redenção possível do outro lado do Pacífico. Sua situação econômica, no entanto, deu um caráter assimétrico às relações com Pequim, deixando o país em posição desfavorável. Ao mesmo tempo, a iniciativa abriu uma perigosa janela para a entrada de produtos chineses no coração do Mercosul, principal destino das exportações da indústria brasileira.
A aproximação teve seu auge em julho passado, quando Argentina e China assinaram um convênio, que rapidamente colocou o país asiático como um de seus principais parceiros comerciais. Celebrado durante uma visita oficial do presidente chinês, Xi Jinping, acompanhado de uma comitiva de 250 empresários, o pacto previu a concessão de um crédito equivalente a US$ 11 bilhões, em troca de produtos agrícolas e matérias-primas. Dinheiro ansiosamente necessitado pelo Tesouro argentino, cujas reservas internacionais perderam mais de US$ 20 bilhões desde 2011, devido a políticas de restrição de compras no exterior e saída de dólares, bem como pela suspensão do pagamento de dívida, em meio a uma queda de braço com fundos de investimentos americanos.
Em fevereiro, no auge da crise política gerada pelo assassinato do procurador Alberto Nisman, o Congresso argentino sancionou o convênio, sob críticas da oposição. O deputado Carlos Brown, por exemplo, disse ao jornal espanhol “El País” que o pacto permite que os investimentos realizados em seu âmbito sejam feitos sem licitação pública, mediante contratações diretas. Brown lembrou ainda que um grupo de oito ex-secretários de Energia da Argentina alertaram para a falta de transparência do acordo, constituindo-se em fonte de sobrepreço, baixa qualidade do material fornecido, excessivas comissões a intermediários, além de excluir uma cota de bens e serviços locais.
Principal rival do Brasil na América do Sul, a China adota uma política de expansão agressiva. Dependente de produtos básicos e matérias-primas, o gigante asiático se voltou para os emergentes. Assim, investe em propriedades e oferece apoio técnico e financiamento em projetos de infraestrutura e meio ambiente em que se torna sócio. O exemplo mais recente de sua estratégia de influência foi a criação do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB, em inglês), cujo porte financeiro atraiu potências europeias e acendeu uma luz amarela nos EUA.
O acordo entre chineses e argentinos é mais um exemplo da insignificância atual do Mercosul. A tal ponto que cresce no Congresso brasileiro pressões para uma revisão completa do tratado, o que deveria ser realizado com rapidez e cuidado, para garantir as salvaguardas necessárias e proteger o comércio regional, e, ao mesmo tempo, abrir espaço para negociações e alianças com os vizinhos andinos, os EUA, a Europa e, até mesmo, a China.

Nenhum comentário: