sábado, 25 de abril de 2015

Itália detém suspeitos de planejar ataque contra o Vaticano
Supeitos teriam ligação com a al-Qaeda e dois deles teriam sido guarda-costas de Bin Laden
O Globo
Nesta foto de arquivo de 10 de janeiro de 2015, policiais italianos são vistos em frente à Praça de São Pedro, no Vaticano - Gregorio Borgia / AP
Extremistas islâmicos que estavam sendo investigados na Itália por suposta ligação com a al-Qaeda podem ter planejado um ataque contra o Vaticano em março de 2010, informou nesta sexta-feira um procurador que lidera a investigação sobre o caso. Foi emitida ordem de prisão contra 20 suspeitos, mas somente nove foram capturados até o momento. Todos são paquistaneses ou afegãos.
Escutas telefônicas indicaram que havia uma célula militante operando na Sardenha, com possíveis planos de lançar uma "grande jihad na Itália" e atingir a Santa Sé. O Vaticano, no entanto, disse nesta sexta-feira não estar preocupado com o caso.
Mauro Mura, procurador-chefe de Cagliari, explicou em uma entrevista coletiva que os suspeitos ao mesmo tempo em que planejavam ataques no Paquistão e Afeganistão, também estariam mantendo como alvo a sede da Igreja Católica.
— Houve sinalizações de alguma preparação para um possível ataque, incluindo a chegada de um homem-bomba em Roma — disse Mura.
De acordo com o procurador, os suspeitos teriam cometido um atentado a bomba contra um mercado no Paquistão em 2009, que matou mais de cem pessoas, e foram acusados de perpetrarem ataques contra o governo paquistanês.

Policiais detêm um suspeito de pertencer a uma organização terrorista que teria planejado um ataque ao Vaticano - Reprodução da TV/Reuters
Dos detidos, três foram presos em Olbia, dois em Civitanova Marche e os demais em Bergamo, Roma, Sora e Foggia. Entre eles está um líder espiritual da comunidade muçulmana na Sardenha, mas acredita-se que outros tenham fugido do país. Segundo a mídia local, dois dos homens faziam parte de um grupo que protegia o ex-líder da al-Qaeda Osama Bin Laden, morto pelas forças especiais americanas em 2011.
INFILTRAÇÃO DE PAQUISTANESES E AFEGÃOS NA EUROPA
A polícia italiana acredita que, da base na Sardenha, o grupo planejava ações contra o governo paquistanês. Seus membros estavam ainda envolvidos em ações para infiltrar afegãos e paquistaneses na Europa através da Itália.
— Nós não temos prova, temos fortes suspeitas — disse Mario Carta, chefe da unidade policial conduzindo a investigação, quando perguntado sobre mais detalhes de um possível ataque contra o Vaticano.
Todos os suspeitos são paquistaneses ou afegãos, afirmou Carta à agência Reuters, acrescentando que a operação ainda estava em andamento. O ministro do Interior, Angelino Alfano, comemorou o resultado da operação.
— Com uma única investigação iniciada em 2009 conseguimos não apenas desmantelar uma rede de traficantes de pessoas, mas também deter vários indivíduos acusados de conspirar com objetivos terroristas e outros de envolvimento em ataques — disse Alfano.
O Vaticano, por sua vez, não se mostrou preocupado com a revelação de que foi um alvo em potencial. "Pelo que parece, isso se refere a uma hipótese que data de 2010. Logo não há relevância hoje e nem razão particular de preocupação", disse o porta-voz, padre Federico Lombardi, em um comunicado.
A investigação ocorre num momento de tensão na Europa, que vê jovens viajarem à Síria e ao Iraque para se juntarem ao grupo extremista Estado Islâmico e após atentados em Paris, Sydney e Copenhague deixarem mais de 20 mortos nos últimos meses.

Nenhum comentário: