sábado, 16 de agosto de 2008

FILOSOFIA - Schopenhauer II

"CONTRIBUIÇÕES À DOUTRINA DO SOFRIMENTO DO MUNDO
O consolo mais eficaz em toda infelicidade, em todo o sofrimento, é observar os outros, que são ainda mais infelizes do que nós: e isto é possível a cada um.
Parecemos carneiros a brincar sobre a relva, enquanto o açougueiro já está a escolher um ou outro com os olhos, pois em nossos bons tempos não sabemos que infelicidade justamente agora o destino nos prepara - doença, perseguição, empobrecimento, mutilação, cegueira, loucura, morte, etc.
A história nos mostra a vida dos povos, e nada encontra a não ser guerras e rebeliões para nos relatar; os anos de paz nos parecem apenas curtas pausas, entre atos, uma vez aqui e ali. E de igual maneira a vida do indivíduo é uma luta contínua, porém não somente metafórica, com a necessidade ou o tédio; mas também realmente com outros. Por toda parte ele encontra opositor, vive em constante luta, e morre de armas em punho."

Um comentário:

T disse...

"O consolo mais eficaz em toda infelicidade, em todo o sofrimento, é observar os outros, que são ainda mais infelizes do que nós: e isto é possível a cada um."

Será que esse consolo não impede a nossa evolução? Nos acomodamos simplesmente porque tem gente em situação pior?