quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Holderlin

Como a poesia é sábia! Gosto muito dela. Lamento o sumiço momentâneo dos textos de política e de filosofia, como hoje me foi raclamado. Mas, como posso dizer sobre isso, se meu coração grita, galopa, palpita, pula, sacode e canta apenas o nome dela!
Holderlin, poeta germânico (1770/1843), escreveu o belo poema abaixo, que eu, no entusiasmo da minha "Vita Nuova", deixo-lhe com um sorriso!
"Ainda em mim retorna a doce primavera, Ainda o alegre coração não envelhece, Ainda ao olho meu do amor o orvalho vela, Ainda a espera de prazer e dor me aquece. Ainda em mim confia com mais doce agrado O firmamento azul e o verde da planura, E me oferece a taça da alegria a diva, A sempre amiga e jovilíssima Natura. Confia, que esta vida vale as próprias penas, O tanto quanto Deus nos ilumine pobres, E pairem n'alma imagem de melhores cenas, E assim, com nosso olhar o olhar do amigo, ah, chore."

Nenhum comentário: