terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Pode uma mulher mostrar seus seios como um homem mostra seu torso?
Gaëlle Dupont - Le Monde25.dez.2014 - Uma ativista do Femen é presa pela polícia do Vaticano nesta quinta-feira (25) ao protestar dentro do presépio da praça São Pedro com os seios à mostra e a frase "Deus é mulher" pintada no corpo Vincenzo Livieri/ AFP
É possível que seios nus sejam desprovidos de qualquer erotismo? Não existe diferença nenhuma entre o torso nu de uma mulher e o de um homem? É isso que defende a ex-ativista do Femen, Éloïse Bouton, 31, condenada na última quarta-feira (17) pelo tribunal de Paris a um mês de prisão por "exibição sexual" [similar ao crime de atentado ao pudor].
"Dizer que existe diferença é prova de uma visão ultrapassada em uma sociedade que deve ser igualitária", afirma Bouton.No dia 20 de dezembro de 2013, ela havia mostrado seus seios dentro da igreja de La Madeleine em Paris. A imagem provocou comoção: vestida somente com uma calça preta e um véu azul, ela se plantou com os braços abertos em cruz diante do altar, com um fígado de boi sangrando em cada mão, para evocar "o feto abortado de Cristo". Essa ação pretendia denunciar a posição antiaborto da Igreja Católica. O tribunal condenou Bouton a pagar uma indenização de 2.000 euros e 1.500 em custas de processo ao pároco da igreja de La Madeleine.

Nudez como arma política

Bouton respondeu lançando um abaixo-assinado para que o crime de exibição sexual seja "especificado". Publicado no dia 22 de dezembro no "Libération", o texto elaborado pela associação Femen está disponível no site do Avaaz.org. Os signatários acreditam que o crime de exibição sexual é vago demais, discriminatório, e não coloca homens e mulheres em pé de igualdade. Constitui-se crime de exibição sexual quando uma relação sexual é mostrada, um gesto obsceno é efetuado, ou uma parte sexual do corpo é exibida. A polêmica é sobre o último ponto: os seios são uma parte sexual do corpo? "Evidentemente que sim", afirmou durante a audiência em outubro a advogada Laurent Delvolvé, que representava o pároco da igreja de La Madeleine. "Quando ele é apalpado contra a vontade da mulher, é uma agressão sexual."
Já para Bouton e as atividades do Femen, a nudez é uma arma política --ainda que as militantes não possam ignorar que é o aspecto provocador de seus torsos desnudos que lhe valem um acompanhamento midiático assíduo. A última condenação por exibição sexual na França foi em 1965. Uma jovem havia sido reconhecida culpada de atentado ao pudor por ter jogado ping-pong no bulevar de la Croisette em Cannes. Uma atividade bem distante do ativismo feminista…
"A França é o primeiro e único país no mundo que condena as ativistas do Femen por exibicionismo", diz o movimento Femen em uma carta endereçada à ministra da Justiça Christiane Taubira. O futuro do movimento está em jogo: se a condenação for confirmada, todas as ações do Femen também poderão ser. As deputadas pelo partido verde Karima Delli e Francine Bavay, a secretária nacional do Partido de Esquerda Martine Billard, a pesquisadora Christine Delphy, os humoristas Didier Porte e Océane Rose Marie, ativistas feministas e associações assinaram a petição. Bouton está recorrendo de sua condenação.

Nenhum comentário: