domingo, 12 de novembro de 2017

Aplicativos e serviços com dispositivo de SOS viram febre contra a violência
Botão do pânico começa a se espalhar por casas, estabelecimentos comerciais e escolas 
Selma Schmidt - O Globo

Osmar Alfena mostra o botão do pânico embaixo da mesa de seu escritório: ele tem mais dois dispositivos: um fica numa parede, e o outro é um controle de bolso
Foto: Marcio Alves / Agência O GloboOsmar Alfena mostra o botão do pânico embaixo da mesa de seu escritório: ele tem mais dois dispositivos: um fica numa parede, e o outro é um controle de bolso - Marcio Alves / Agência O Globo 
No comércio há 23 anos, Osmar Alfena Júnior diz que tem sido protegido por seu anjo da guarda, pois nunca foi vítima de assalto à mão armada. Mas, com a violência batendo à porta de quem tem negócios no Rio, optou por se cercar de muita segurança. Guardado num bolso da calça quando ele sai do escritório de sua loja no Centro para supervisionar a área de venda, um discreto controle é seu fiel companheiro. O aparelhinho — com menos de 20 gramas e seis centímetros de comprimento por três de largura — tem o chamado botão do pânico. Ao apertar a tecla SOS, tudo que fala é ouvido pela central de monitoramento de uma empresa de segurança, que, constatando a emergência, aciona a polícia.
O botão do pânico começa a se espalhar por casas, condomínios, estabelecimentos comerciais, escolas e creches. Pode ser físico, como o do comerciante Osmar. Ou digital e gratuito, obtido por meio de aplicativos de celulares, como o Linha Direta PM, idealizado por um morador da Barra, e o Emergência RJ, da Secretaria de Segurança.
Diretor regional da Verisure no Rio, Ricardo Carrera conta que vendeu no mês passado 600 kits com tecnologia israelense, como o de Osmar. Uma quantidade três vezes maior do que a empresa, de origem sueca, fornecia há um ano.
— Nossa expectativa é passar a vender, em breve, mil kits por mês. Estamos no Rio há três anos e já fazemos monitoramento para dez mil clientes — afirma Carrera.
Além do controle de bolso, Osmar conta com dois outros botões do pânico: um debaixo de sua mesa de trabalho; o outro, num painel. Com uma chave inteligente, ele arma um sistema de alarme, para evitar arrombamentos à noite. Sensores instalados em pontos estratégicos mandam fotos para a central de monitoramento sempre que o botão de pânico ou o alarme disparam. São muitos dispositivos, que podem ser acionados inclusive pelo celular, por meio de um aplicativo. Contudo, o comerciante quer mais proteção:
— O que acontece na loja são furtos. Por isso, instalei 16 câmeras, que acompanho do meu escritório. Os vidros da sala são espelhados. Ninguém me vê, mas eu vejo quem circula. Se observo alguém tentando furtar algo, ligo a sirene que mandei colocar. O barulho é tão alto que a pessoa se assusta.
Já a advogada X, vítima de um assalto na madrugada do dia 8 do mês passado, tomou a decisão de instalar um kit com botões SOS em seu apartamento, em Botafogo. Como o bandido entrou pela sala, após escalar o muro de um edifício vizinho e passar pelo playground de seu prédio, X. colocou inclusive sensores magnéticos nas janelas. A iniciativa de instalar o kit foi copiada pelo seu condomínio, que achou por bem ampliar a segurança, até então limitada a câmeras.
— As câmeras ajudaram a identificar o bandido, que ficou oito minutos dentro do meu apartamento, enquanto dormíamos. Só ficamos sabendo do que ocorreu quando encontraram minha bolsa no play. Esse assaltante foi preso dias depois em flagrante, ao invadir outra casa. O que me deixa indignada é que ele foi solto no mesmo dia — lamenta a advogada.
Nas últimas duas semanas, três condomínios vizinhos, em Botafogo, instalaram kits com botões SOS. Todos os porteiros foram treinados para utilizar os equipamentos.
— Não ocorreu nada no meu prédio. Mas na rua, vi um assalto. Como o painel central do equipamento tem uma tecla que permite ligar para o 190, fiz isso — diz o zelador de um dos condomínios.
Em média, a central da Verisure recebe por mês 250 pedidos de socorro de seus clientes. Em 98% dos casos, segundo a empresa, a PM entra em ação. Nos 2% restantes, faltam meios para a polícia atender aos chamados.
O valor de um kit básico com botão do pânico custa R$ 1.600. Pelo monitoramento, o mínimo que o cliente paga é R$ 169 por mês.
LINHA DIRETA PM: 50 MIL DOWNLOADS
Sem custo para a Polícia Militar e para quem baixa o aplicativo, o Linha Direta PM foi lançado em agosto, limitado à área do 31º BPM: Barra e Recreio. O aplicativo deu tão certo que já chegou a Jacarepaguá (18º BPM) e a Copacabana e ao Leme (19º BPM), com cerca de 50 mil downloads realizados, segundo Leonardo Gandelman, administrador que reuniu cinco técnicos para criá-lo.
— A polícia abraçou a ideia. A média de tempo entre o alarme ser disparado e a PM acionar uma viatura é de 36 segundos — comemora Gandelman, que, na última sexta-feira, se reuniu com o coordenador de assuntos estratégicos da PM, coronel Roberto Vianna. — Em dez dias, o aplicativo deve ser expandido para a área do 2º BPM, atendendo Botafogo, Flamengo, Cosme Velho, Glória e Urca. Queremos levá-lo para toda a cidade.
Ao abrir o aplicativo, o usuário cadastrado no Linha Direta PM se depara com um botão vermelho. Quando clica nele, é acionado um comando de voz e, durante dez segundos, o som ambiente é transmitido. Em seguida, o aplicativo sai do ar, para garantir a segurança da suposta vítima. O SOS chega ao centro de operações do batalhão da área.
— Imediatamente, toca um alerta sonoro para que os policiais saibam que se trata de uma ocorrência do aplicativo — explica o coronel Vianna.
Por enquanto, embora seja georreferenciado, o aplicativo só pode ser acionado nos endereços cadastrados. Após a implantação no 2º BPM, no entanto, o coronel pretende fazer uma experiência na Urca: em qualquer rua do bairro, quem estiver cadastrado poderá usá-lo.
— Vamos expandir o sistema à medida que sentirmos que temos condições de dar uma boa resposta aos cidadãos — ressalta o coronel. — A tecnologia, seja a dos aplicativos gratuitos, seja as fornecidas por empresas, ajuda e dá mais celeridade no atendimento a casos de violência.
Lançado durante a Olimpíada, o Emergência RJ alcançou 15 mil downloads. Quem se cadastra pode acessar o serviço de onde estiver, e também deve apertar um botão vermelho. Em seguida, o usuário clica opções de respostas sobre a situação de risco, informando se a potencial vítima é ele mesmo e o tipo do crime. Depois, descreve o chamado por mensagem de áudio ou texto. Ao fim do processo, a chamada vai para o 190.
— O objetivo do aplicativo sempre foi oferecer uma alternativa ao serviço 190. Turistas nacionais e estrangeiros o viram como uma forma prática, ágil e confiável de denunciar um crime — afirma o subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Segurança, Rodrigo Alves.
Há quem invista bem mais em tecnologia para segurança. Além de equipamentos com botões do pânico, clientes procuram câmeras full HD, identificadores faciais e sensores de perímetro. Desde 2005 no mercado do Rio, a Sunset informa que, de agosto até o início deste mês, registrou aumento de 23% nos pedidos de orçamento para vigilância e atendimento em portarias. Os botões do pânico estão instalados em todos os condomínios atendidos por ela — são mais de 30.
Sem divulgar números, a Arion, que há dez anos atua no Rio no ramo de segurança, confirma que a procura por serviços aumentou nos últimos meses. E o gerente comercial da Alfatec Blindagem Eletrônica, Rubem Albiagli, revela que 80% da receita no mês passado corresponderam à instalação de vidros blindados. Outra solução tem sido a colocação de cercas elétricas, o que foi feito por donos de parte das 30 casas do condomínio Gávea Parque, próximo à Rocinha. Outros optaram por duplicar a altura dos muros, que tinham cerca de dois metros, ou compraram cães treinados.
Em busca de proteção, associações de bairros estão mobilizadas para garantir a tranquilidade de moradores. Após a do Leblon anunciar que busca recursos para montar um programa nos moldes da Operação Segurança Presente, a da Tijuca reuniu, na semana passada, empresários e autoridades para apresentar um projeto de monitoramento do bairro por câmeras. Na Tijuca, o projeto prevê ainda uma articulação com o 6º BPM, para que a chamada do usuário do Emergência RJ vá diretamente para o batalhão.
O projeto da Associação de Moradores e Empresas da Grande Tijuca (Amoti) é elaborado com a ONG Viver Bem, que atua em Niterói, e a Associação Comunitária Barra Segura. Em Niterói, aliás, onde imagens de mais de 400 câmeras da Viver Bem e da prefeitura são monitoradas na central de operações do 12º BPM, o botão do pânico também entrou em pauta.
— A Associação dos Quiosqueiros da Orla de Niterói está instalando o equipamento nos quiosques, que acionarão diretamente o batalhão. Com isso, a orla estará mais monitorada — diz o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Márcio Rocha.

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