quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MÁRCIO UTSCH DIZ O QUE MUITO BRASILEIRO PENSA

'Tarifa contra importado tem efeito nefasto'
Presidente da Alpargatas, que produz Havaianas e Topper, ataca protecionismo do governo e despreparo da indústria
Para Márcio Utsch, importação controla inflação e consumidor já compara preços daqui com o exterior
MARIANA BARBOSA - FSP
A adoção de barreiras tarifárias para proteger a indústria nacional dos importados chineses vai gerar um efeito "nefasto".
Quem diz é Márcio Utsch, 53, presidente da Alpargatas, maior empresa de calçados e artigos esportivos do país em receita líquida (R$ 2,2 bilhões em 2010), dona de Havaianas e Topper e importadora de Mizuno e Timberland.
"Enquanto a indústria internacional investe e se moderniza, a nacional não está preparada para viver sem proteção", diz.
Voz dissonante no meio empresarial, o executivo critica a adoção, no ano passado, de uma tarifa antidumping de US$ 13,85 para proteger o calçado nacional de importados asiáticos.
"Quem paga a conta do protecionismo são os consumidores."
Antidumping
É um disparate. O consumidor tem acesso à internet. Ele compara com os preços lá de fora e acha que a gente aqui é ladrão. Já temos 35% de imposto de importação no calçado e colocamos mais a tarifa antidumping.
A quantidade de artigos esportivos trazidos pelas pessoas em viagens internacionais é absurda. Mas o governo não vê que está transferindo receita para o exterior.
Brasil x Itália
Tem finalidade quando há um dumping. No caso de calçados não percebo. Quando foi feito o antidumping se comparou a indústria brasileira com a italiana.
Como comparar o preço brasileiro com o da Itália? A gente é parecido em quê? Talvez na beleza das mulheres, no charme do país. Mas em empresa de calçado não dá para comparar.
Contrabando
A barreira à importação estimula o contrabando. Se a tarifa de importação fosse normal, a diferença seria tão pequena que não valeria a pena fazer contrabando.
Carroças
Quando tínhamos proteção ao carro brasileiro tínhamos as famosas carroças. O que aconteceu? A gente abriu a importação e a indústria não quebrou. Lembra da Cobra, indústria de computador? O Brasil não tinha computador. E aí abriu o mercado e deu no que deu: computador barato. Telefonia, a mesma coisa.
IPI para carro importado
Como cidadão me sinto ofendido. Para proteger quem? As multinacionais delas mesmas? Solta as amarras, deixa eles entrarem aqui. Reduzir o imposto é anti-inflacionário, faz o país crescer.
Quando você cria proteção, as indústrias investem menos e ficam atrofiadas. O efeito é nefasto. Você tem que criar filhos expondo-os aos anticorpos. Se você fica dentro de uma bolha, qualquer espirro vira pneumonia.

Nenhum comentário: