sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CHAVEZ, O CANCEROSO BOLIVARIANO, DELIRA. SERÁ O TRATAMENTO EM CUBA, OU A HOMEOPATIA RECEITADA NA BOLÍVIA PELO SEU COLEGA?

EUA criticam comentário de Chávez sobre câncer em líderes
Venezuelano disse que americanos criaram tecnologia para causar doença na América Latina
CARACAS e WASHINGTON - O governo americano criticou nesta quinta-feira as declarações feitas por Hugo Chávez, que na véspera insinuou que o país desenvolvera uma tecnologia para causar câncer em líderes latino-americanos.
Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, afirmou que os comentários de Chávez foram “horríveis e repreensíveis” e que não mereciam maiores respostas.
Na quarta-feira, depois da presidente argentina Cristina Kirchner anunciar que está com câncer na tireoide, tornando-se a quinta líder do bloco a ter o problema de saúde, Chávez especulou se os Estados Unidos desenvolveram uma tecnologia para causar a doença nos chefes de Estado. Apesar da controversa declaração, o presidente da Venezuela ressaltou que não estava fazendo acusações, apenas levantando questões sobre o assunto.
- Não seria estranho se eles tiverem desenvolvido uma tecnologia para induzir câncer e ninguém esteja sabendo disso até agora... Não sei. Estou apenas refletindo. Mas é muito, muito, muito estranho... É um pouco difícil de explicar isso, as razões, inclusive pelas leis de probabilidades - disse em um discurso para tropas de uma base militar.
Chávez disse ainda que outros líderes da região devem ficar atentos, como o seu aliado Evo Morales, presidente da Bolívia.
- Nós temos que cuidar bem de Evo. Tome cuidado, Evo - afirmou.
E citou o cubano Fidel Castro:
- Fidel sempre me disse “Chávez, tome cuidado. Essa gente desenvolveu a tecnologia. Você tem muito pouco cuidado. Cuide do que você come, do que eles te dão para comer... Uma pequena agulha e eles te injetam ‘sei lá o quê’”.
Críticas à reação americana e europeia às eleições russas
Durante sua fala, Hugo Chávez também não poupou de críticas e acusações o governo americano e seus aliados europeus por estarem cobrando satisfações das eleições parlamentares na Rússia. Ele afirmou que esses mesmos “inimigos” estão planejando a mesma ação para a eleição presidencial da Venezuela, em outubro, quando ele tentará a reeleição.
- Eles estão dizendo que houve fraude e que as eleições têm que ser refeitas... Eles estão tentando desestabilizar nada menos que a Rússia, um poder nuclear. Essa é a loucura do Império. Eu digo isso porque aqui na Venezuela o Império Ianque, a burguesia local, e boa parte do que eles chamam de partidos de oposição aqui, estão preparando um plano parecido. Eu peço para que as Forças Armadas fiquem alertas e que o povo venezuelano fique alerta. Porque não vamos deixar o Império Ianque desestabilize a Venezuela outra vez como já fizeram no passado - afirmou ele, que constantemente declara que os EUA querem tirá-lo do poder.

Nenhum comentário: