segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A EDUCAÇÃO PÚBLICA É UM LIXO

1 em cada 4 alunos faltou a prova do governo federal
1,4 milhões de estudantes do país não fizeram a edição 2009 da Prova Brasil
Pesquisador diz que, se todos comparecessem, indicador nacional de qualidade do ensino poderia ser ainda pior
FSP
Um em cada quatro estudantes que deveriam ter participado da Prova Brasil em 2009 não fez os testes de português e matemática.
O exame é o principal instrumento do governo federal para avaliar a qualidade da educação pública no país.
Esse grupo totaliza 1,4 milhão de crianças do 5º ou 9º ano do ensino fundamental.
Para o especialista em avaliação Francisco Soares (UFMG), que identificou o problema ao fazer tabulação própria na base de dados da prova, o fato pode ter provocado uma melhora artificial dos indicadores de ensino.
"Não sabemos quem não fez a Prova Brasil. Mas é razoável supor que foram os alunos mais fracos. Se isso é correto, nossos indicadores são artificialmente positivos", afirma Soares.
A Prova Brasil é um teste de português e matemática aplicado em todas as escolas públicas do fundamental.
É a partir desse exame e das taxas de aprovação que o MEC calcula o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador utilizado para monitorar o cumprimento das metas de melhoria da qualidade em escolas, municípios e Estados.
Só no mês passado foram divulgados dados detalhados de 2009, que permitiram avaliar o número de estudantes faltosos.
O Inep (responsável pelo exame) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que parte do percentual de ausência é decorrente de evasão e transferência de alunos.
A lista de estudantes que devem fazer o exame é feita meses antes da prova. Neste intervalo, muitos podem mudar de escola ou abandonar.
O instituto diz, porém, que o fato de as provas serem impressas com o nome dos alunos permite monitorar, acompanhar e avaliar as ausências, além de estabelecer estratégias de aprimoramento desta avaliação e uma melhor precisão dos seus resultados.
O Inep diz que por causa da inovação de 2009 -quando os dados do Censo Escolar passaram a ser base para identificar alunos que farão a prova- é possível estimar a porcentagem de ausentes.
Também por isso não é possível saber se a proporção aumentou em relação a exames anteriores.
(ANTÔNIO GOIS)

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