Cerca entre EUA e México será estendida 100 metros mar adentro
Muro deve ser inaugurado em março e deve dificultar ultrapassagem de imigrantes
O Globo
Cerca foi construída em 1993 e precisa ser reparada, dizem autoridades
Reuters
RIO - Autoridades americanas estão substituindo uma cerca construída em 1993 entre as fronteiras do México e dos EUA. A barreira, que se estende até o mar, será adaptada às novas tecnologias. O porta-voz do controle de fronteira de San Diego Michel Jimenez disse ao canal de televisão americano CNN que o tempo e os materiais mudaram.
A necessidade de uma substituição aumentou depois que diversos imigrantes aproveitarem a maré baixa para simplesmente contornar a cerca ou ainda usarem barcos para burlar a barreira. O novo muro, que terá 365 metros de extensão, dos quais mais de 90 m estarão dentro do mar, pretende de evitar - ou ao menos dificultar - a passagem de mexicanos entre Tijuana e San Diego. A obra vai custar US$ 4,3 milhões, mas autoridades garantem que a nova construção será resistência aos efeitos do sal do oceano.
Em 2008, por exemplo, mais de 200 pessoas foram presas tentando contornar a antiga cerca pelo mar. Em 2009, o número de apreensões quase dobrou, e, no ano passado, 867 foram flagrados tentando burlar o muro.
- Não há dúvidas de que esse tipo de atividade aumentou - disse Jimenez à rede de TV americana.
A nova cerca deve ser concluída em março do ano que vem e deve durar por 30 anos, disse o porta-voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário