Seca recorde castiga os Balcãs e expõe navios da Segunda Guerra
Danúbio agoniza e afeta uma das maiores rotas comerciais da Europa
O Globo
A região dos Bálcãs enfrenta uma das piores, se não a pior, seca de sua história. O Danúbio perdeu muito de seu volume e em alguns pontos está reduzido a um filete de água, paralisando uma das mais importantes rotas de transporte fluvial da Europa. Dezenas de navios de carga estão encalhados.
Todo o centro e o leste da Europa sofrem com uma seca, anômala para essa parte do ano. A produção de energia hidroelétrica na Sérvia está praticamente parada. Na Bósnia, água potável começou a ser racionada. E há perdas agrícolas severas em Romênia, Bulgária e Hungria. Na República Tcheca essa é a pior seca desde que os registros começaram, em 1775.
O Danúbio é o segundo maior rio da Europa. Percorre 2.860 quilômetros, da nascente na Alemanha até desaguar no Mar Negro. Ele atravessa oito países. Em todos, a seca causa um desastre.
Meteorologistas não sabem explicar ainda a seca deste ano. Ela começou em agosto e não dá sinais de que vá se atenuar. Tampouco é possível dizer agora se a seca está associada a mudanças climáticas, pois nenhum estudo nessa linha foi realizado. A única certeza dos meteorologistas é que não deverá chover o suficiente para repor os níveis normais dos rios, principalmente do Danúbio, nas próximas semanas.
Para as companhias de transporte fluvial, a seca trouxe grandes perdas. Só entre a Sérvia e a Hungria há 80 grandes navios cargueiros encalhados.
_ É um desastre. O tráfego praticamente parou no Danúbio. Estamos operando com apenas um terço de nossa capacidade. Precisamos de imensos volumes de chuva e neve para restabelecer a situação normal _ disse Branko Savic, diretor de uma companhia de transporte fluvial na Sérvia.
Um dos efeitos mais impressionantes da seca é o surgimento no leito seco do Danúbio de navios alemães afundados durante a Segunda Guerra Mundial. Bombas que caíram durante a guerra também ficaram expostas no leito seco do Rio Sava, na Sérvia. Na Bósnia, o outrora caudaloso Rio Bosna pode ser atravessado andando de uma margem a outra.
Os peixes estão morrendo em massa. É possível pescar com as mãos os peixes que agonizam. Não apenas os pequenos, mas mesmo bagres de 20 quilos. E o WWF alertou que populações de aves aquáticas foram drasticamente reduzidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário