sexta-feira, 28 de junho de 2013

UE dá sinal verde para negociar entrada da Sérvia
Líderes vão avaliar acordo com Kosovo, considerado um passo para uma eventual adesão ao grupo europeu
O Globo

Sérvios do Kosovo se reúnem para marcar o aniversário da Batalha do Kosovo de 1389 em Gazimestan, perto da capital Pristina
Foto: HAZIR REKA / REUTERS
Sérvios do Kosovo se reúnem para marcar o aniversário da Batalha do Kosovo de 1389 em Gazimestan, perto da capital Pristina - HAZIR REKA / REUTERS
BRUXELAS - A Sérvia ganhou nesta sexta-feira sinal verde para dar início às negociações de adesão à União Europeia (UE), coroando uma importante transformação nas perspectivas da maior ex-república iugoslava desde a guerra em 1990. Os líderes europeus também concordaram em avaliar um possível acordo com Kosovo, que abrange relações comerciais, econômicas e políticas, e é considerado um passo para uma eventual entrada na UE. A decisão vem num momento em que a Croácia se prepara para fazer parte do grupo na segunda-feira.
As negociações devem começar até janeiro do próximo ano e foi comemorada pelo presidente do Conselho Europeu Herman Van Rompuy. Em Belgrado, cerca 2 mil nacionalistas radicais se reuniram pacificamente contra a adesão à UE e exigiu a renúncia do governo.
- Estamos em um momento histórico para os Bálcãs e para a Europa como um todo - disse Van Rompuy. - Essas decisões são o resultado imediato de um acordo corajoso entre Belgrado e Pristina em abril passado.
Sérvia e Kosovo estão em atrito desde que Kosovo se separou em 2008, com apoio ocidental. Depois de meses de negociações mediadas pela UE, os dois lados chegaram a um acordo em abril que visa acabar com a divisão étnica de Kosovo entre sua maioria de etnia albanesa e cerca de 50 mil sérvios no norte do país.
O acordo ainda tem de ser totalmente implementado, e governos da UE vão avaliá-lo antes de dar início formal às conversações. O processo de negociação pode ajudar na condução de reformas na Sérvia, atraindo investidores para a sua economia em crise.
O primeiro-ministro sérvio Ivica Dacic disse que seu governo tinha trabalhado arduamente para a proposta da UE.
- A data para o início das negociações de adesão é o primeiro passo desta grande jornada que vamos empreender - afirmou Dacic.
Já o ministro da Defesa Aleksandar Vucic, líder do Partido Progressista da Sérvia, afirmou que o Estado balcânico deve fazer mais para realizar reformas.
- Este é o ponto de mudança na nossa história moderna. A Sérvia demonstrou que ninguém pode impedi-la de caminhar para frente.

Nenhum comentário: