Bilionário disputará eleição com Putin
Mikhail Prokhorov quer se aproveitar de enfraquecimento político do governo russo após eleição e atos de protesto
Porta-voz do Kremlin afirma que fraudes abrangem menos de 1% dos votos e não mudam resultado do pleito
FSP
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O bilionário russo Mikhail Prokhorov, 46, afirmou ontem que disputará a eleição presidencial de março de 2012 com o premiê Vladimir Putin.
Prokhorov, um empresário dos ramos bancário e de mineração, possui uma fortuna de US$ 18 bilhões, segundo a revista Forbes, e é dono de um time de basquete americano, o New Jersey Nets.
Sua candidatura só se tornou viável após o enfraquecimento do partido do governo nas eleições parlamentares do dia 4 (o partido Rússia Unida teve cerca de 50% dos votos, contra 64% em 2007) e a manifestação do último sábado pela anulação do pleito devido a supostas fraudes.
O protesto -o maior desde o primeiro mandato de Putin em 2000- aconteceu em 60 cidades russas e reuniu até 80 mil pessoas só em Moscou.
"As autoridades que falharam em estabelecer um diálogo com a sociedade têm que sair [do poder]", disse ele.
Prokhorov não será, porém, o primeiro bilionário russo a desafiar Putin. Desde 2003, o magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky permanece preso por sonegação fiscal -em suposta punição por sua atuação política.
Ontem o governo Putin reagiu aos protestos pela anulação da eleição afirmando que as fraudes denunciadas pela oposição abrangem menos de 1% dos votos e não mudam o pleito.
"Mesmo se, hipoteticamente, todos os casos forem levados à Justiça, a legitimidade da eleição não será afetada", disse Dmitry Peskov, o porta-voz de Putin.
Também em resposta ao protesto de sábado, o partido do governo organizou ontem manifestação em Moscou com o objetivo de reunir milhares em apoio a Putin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário