segunda-feira, 25 de junho de 2012

O DE SEMPRE: FRAUDE NO VESTIBULAR

Federal anula o vestibular por causa de fraude em MG
Questões do processo seletivo, cuja segunda fase ocorreria ontem, vazaram
Estudante que queria entrar em medicina em Uberlândia teve acesso a questões; nova prova deve ser em setembro
STELA MASSON - FSP
O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (a 540 km de Belo Horizonte) foi cancelado na manhã de ontem após o vazamento de algumas questões das provas realizadas na primeira fase do processo seletivo da instituição, no início do mês.
As provas da segunda fase, que seriam aplicadas ontem, foram canceladas. Segundo o reitor Alfredo Júlio Fernandes Neto, todos os candidatos terão de fazer os exames novamente.
A UFU tem 19 cursos avaliados com nota máxima (5)pelo Ministério da Educação -entre eles medicina, administração e arquitetura. A nota geral da instituição é 4.
DENÚNCIA
A denúncia de vazamento foi feita por um cursinho de Uberlândia ao Ministério Público Federal no dia 6, após a primeira fase (dias 3 e 4).
Segundo o cursinho, uma candidata a medicina teria tido acesso às questões com antecedência. A Procuradoria optou por aguardar a segunda fase para confirmar a fraude.
Ontem, as suspeitas se confirmaram após o reitor da UFU, dois delegados da Polícia Federal e o procurador da República em Uberlândia, Cléber Eustáquio Neves, quebraram o sigilo das provas a serem aplicadas.
Às 6h de ontem, a PF cumpriu mandado de busca na casa da estudante suspeita e encontrou nas anotações dela as mesmas questões do caderno do vestibular.
Ela confessou a fraude e apontou o nome de um funcionário suspeito de envolvimento, diz a Procuradoria. Os nomes não foram revelados.
Segundo o reitor da UFU, não houve pagamento ao funcionário -ele é conhecido da candidata e quis ajudá-la, pois ela presta medicina há dez anos, sem sucesso. Ele ainda não foi encontrado.
Os suspeitos responderão em liberdade e, se condenados podem pegar pelo menos dois anos de prisão.
As provas de ontem seriam realizadas nos campi de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba.
Segundo o reitor, em toda a história da UFU, nunca a instituição teve o vestibular cancelado. De acordo com a universidade, para se realizar um processo seletivo, serão gastos cerca de R$ 1 milhão.
As provas devem ocorrer no início de setembro.

Nenhum comentário: