quarta-feira, 27 de junho de 2012

ONU DECADENTE VAI CEDENDO LUGAR À OTAN PARA RESOLVER CONFLITOS IMPORTANTES COMO O DA SÍRIA

OTAN deve roubar lugar do Conselho de Segurança como fórum de discussões sobre a Síria
Gustavo Chacra - OESP
A OTAN não lançará uma ação contra a Síria neste momento, conforme a própria entidade decidiu em reunião hoje na Turquia. Mas aos poucos a aliança militar tende a ser o fórum onde será decidido se haverá ou não uma intervenção externa para remover o regime de Bashar al Assad do poder. No Conselho de Segurança, esta alternativa é praticamente impossível porque a Rússia e a China são contra.
Até novembro, quando acontecem as eleições americanas, porém, o governo de Barack Obama preferirá manter as discussões no Conselho de Segurança. Assim, o presidente, enfraquecido pela má performance da economia americana e com um adversário forte como Mitt Romney, preferirá se esconder atrás de vetos de Moscou e Pequim para não agir.
Depois da eleição, independentemente de quem for eleito, os EUA reavaliarão os próximos passos na Síria. Se o regime de Assad houver conseguido enfraquecer os opositores, o que é possível, Washington pressionará por uma saída diplomática envolvendo o atual líder sírio. A Rússia passaria a ser o país mais importante na solução. Caso as milícias da oposição ganhem força, os americanos certamente pressionarão por uma ação da OTAN, em coordenação com as nações do Golfo. A Turquia, neste caso, estaria no comando.
Para finalizar, com a permanência ou não de Assad, e com uma intervenção militar ou não, a Síria seguirá em guerra civil por meses ou anos. Não há solução. Os cenários que eu coloquei acima servem apenas para a comunidade internacional fingir que dá para fazer alguma coisa. O conflito na Síria me lembram as brigas no pólo aquático, onde não há como separar os jogadores trocando socos dentro da água. Eles ficam ali se agredindo, por horas, até alguém apanhar muito e desistir.

Nenhum comentário: