quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aldo Rebelo confirma que é o novo ministro do Esporte

Gerson Camarotti, Chico de Gois e Maria Lima - O Globo

BRASÍLIA - O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) confirmou, nesta quinta-feira, que é o novo ministro do Esporte, como adiantou O GLOBO . O novo ministro disse que vai defender o projeto da Lei Geral da Copa enviado pelo Executivo ao Congresso e garantiu que as denúncias de irregularidades na pasta serão apuradas. A posse de Aldo está marcada para a segunda-feira. Ele substitui Orlando Silva, que pediu demissão após denúncias de desvio de verbas em convênios da pasta com ONGs.
- Como ministro, não pretendo fazer convênios com ONGs - disse Aldo Rebelo, em entrevista coletiva na Câmara dos Deputados.
Apesar de ser a favor da meia-entrada para estudantes nos jogos da Copa, Aldo disse também irá defender a posição do governo caso tenha que aceitar a exigência da Fifa de não oferecer o benefício para estudantes.
- Eu fui presidente da UNE, fui líder estudantil e uma das bandeiras sempre foi a defesa da meia-entrada. E esse é um direito que consta da legislação brasileira. Não tenho que mudar minha posição pessoal. Mas a posição do governo é minha atribuição. Eu sou torcedor do Palmeiras. Eu vou mudar minha posição porque a presidente é torcedora do Corinthians ou do Vasco?."
O novo ministro deverá cumprir duas exigências da presidente Dilma: a mudança de vários nomes do ministério por indicações técnicas e a suspensão por 30 dias nos convênios com ONGs. Depois desse prazo, o ministro terá que assinar novamente cada convênio. As medidas têm como objetivo controlar as irregularidades no programa Segundo Tempo, principal foco de denúncias na pasta.
- Vou fazer as mudanças necessárias na estrutura do Ministério do Esporte. Os nomes que vou trazer ainda não sei. Precisa ser o perfil que se adeque a cada atribuição. Não precisa ser necessariamente do PCdoB, pode ser de fora do partido - disse ele, afirmando também que terá autonomia para promover as mudanças:
- Vou ter autonomia para mudar o que tiver que ser mudado. Ninguém duvide disso.
Com a escolha de Aldo para comandar o Ministério do Esporte, vai assumir o mandato de deputado federal o suplente Vanderlei Siraque. Ele é do PT, partido que esteve coligado ao PCdoB na eleição passada em São Paulo. O segundo suplente, o assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoino, permanece fora da Câmara.
O nome de Aldo recebeu sinalização positiva da presidente desde a noite de quarta-feira. E era consenso no Palácio do Planalto que o deputado federal era o mais indicado, por ser o mais experiente para enfrentar este momento de crise na pasta, além de ser um nome capaz de fazer a negociação entre o governo brasileiro e a Fifa. A gota d'água para a saída de Orlando foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira, de abrir inquérito para investigar o ministro e as irregularidades na pasta.
O líder do PCdoB na Câmara, Osmar Júnior (PI), afirmou que o partido aprovou a decisão da presidente em agir rapidamente na escolha de um substituto para Orlando Silva no Ministério do Esporte.
- É bom que a presidente tenha decidido rapidamente. Melhor para o governo, porque evita a interinidade. Se há um período mais longo de indefinição, isso repercutiria nos programas do Ministério do Esporte, principalmente nos programas que tratam da Copa do Mundo - disse o líder do PCdoB.
- É homem com grande responsabilidade e autoridade, inclusive na política - afirmou, acrescentando:
- A escolha é da responsabilidade da presidente, mas tem o respaldo do partido.

Nenhum comentário: