terça-feira, 29 de novembro de 2011

CHEGOU A HORA DE COLOCAR UM PONTO FINAL NO GOVERNO DO PSICOPATA OU TALVEZ, QUEM SABE, NO PRÓPRIO IRÃ

Manifestantes iranianos invadem embaixada britânica em Teerã
Grupo segue para casa do embaixador pedindo que expulso em retaliação contra sanções
O Globo
Com agências internacionais
TEERÃ - Manifestantes iranianos invadiram a embaixada do Reino Unido em Teerã nesta terça-feira, quebraram vidros, jogaram documentos pela janela, queimaram a bandeira britânica e substituíram pela iraniana durante um protesto contra novas sanções impostas pelo país ao Irã. Segundo a BBC, funcionários da embaixada fugiram pela porta dos fundos. Não há informações sobre feridos. Um grupo de 300 pessoas também seguiu para a casa do embaixador do Reino Unido, em outra parte da cidade, e colocou bandeiras iranianas no lugar das britânicas.
A agência de notícias iraniana Mehr chegou a informar que seis pessoas haviam sido feitas reféns na embaixada, mas depois retirou a notícia de seu site. Um porta-voz do ministério das Relações Exteriores britânico classificou o incidente como "inaceitável".
"Houve uma incursão de um número significativo de manifestantes na nossa embaixada, incluindo vandalismo na nossa propriedade. É uma situação fluida e os detalhes ainda estão chegando. Estamos ultrajados", afirmou o porta-voz, segundo comunicado.
Gritando “morte à Inglaterra”, cerca de cem manifestantes se reuniram em frente à embaixada e outros 50 invadiram o prédio. Eles teriam entrado em confronto com a polícia, que isolou a rua e ordenou que deixassem o local.
Segundo a Press TV, emissora iraniana que transmite o protesto ao vivo, eles são estudantes que exigem que o embaixador britânico seja expulso de Terrã. A medida foi aprovada no domingo pelo Parlamento. A lei que rebaixa as relações entre Irã e Reino Unido - também aceita pelo Conselho de Guardiães iraniano - determina que Dominick John Chilcott deixe o país dentro de duas semanas.
Imagens trnasmitidas pela TV também mostraram manifestantes atirando pedras. Um deles agitava um quadro com a foto da rainha Elizabeth II, aparentemente encontrado no local.
Comparação à tomada da embaixada dos EUA
Em uma ação conjunta com Estados Unidos e Canadá, o Reino Unido impôs na semana passada novas sanções contra o Irã por conta de seu programa nuclear. O governo britânico proibiu todas as instituições financeiras do país de manter negócios com suas equivalentes no Irã, inclusive o Banco Central do país persa.
No domingo, quando o Parlamento aprovou a decisão de expulsar o embaixador britânico e reduzir os laços com o Reino Unido, o congressista Mehdi Kuchakzadeh alertou que a embaixada britânica poderia ser atacada assim como aconteceu com a representação dos EUA em 1979.
A embaixada americana foi invadida por estudantes iranianos que, em novembro daquele ano, fizeram 52 reféns, exigindo em troca do grupo que o xá Reza Pahlevi, então nos EUA, fosse extraditado para ser julgado no Irã. A crise dos reféns se arrastou até janeiro de 1981, quando o grupo foi libertado, e levou ao rompimento das relações diplomáticas dos dois países.

Nenhum comentário: