terça-feira, 29 de novembro de 2011

GREVE EM AEROPORTOS DA INGLATERRA

Greve em aeroportos ingleses pode afetar voos de brasileiros
Passageiros devem procurar companhias para saber se há problemas ou evitar viajar
VAGUINALDO MARINHEIRO - FSP
A greve dos funcionários públicos ingleses amanhã deve atrapalhar a vida dos brasileiros que vão utilizar os aeroportos do país.
O sindicato dos trabalhadores da imigração (controle de passaportes) diz que tudo estará parado e que as pessoas poderão ficar retidas nas aeronaves em Heathrow, maior aeroporto de Londres.
O governo diz que usará o Exército para evitar o caos. Não foi informado como será o esquema alternativo. O mais provável é que a fila, que muitas vezes causa espera de mais de uma hora, seja pior.
A TAM e a British Airways voam direto do Brasil para Londres, com chegada em Heathrow. Há ainda brasileiros que fazem conexões em outras capitais, como Madri, Lisboa ou Paris, e desembarcam no mesmo aeroporto ou em Gatwick, onde também haverá paralisação.
Poderá haver ainda problemas para aqueles que deixam o país. Se as pessoas forem mesmo retidas nos aviões, para evitar aglomeração na imigração, haverá atrasos na liberação das decolagens.
A recomendação é que os passageiros procurem as companhias aéreas para saber se há problemas e que evitem viajar, se puderem.
Em seu site, a British Airways recomenda a mudança da data do embarque e diz que ela pode ser feita sem cobrança de taxa. Em seu SAC no Brasil (0800-761-0885), a atendente disse apenas que os voos estão normais.
A TAM, em nota, diz que "reforçará a equipe de atendimento e prestará a assistência possível aos clientes que venham a ser afetados".
Em seu SAC (com espera de 14 minutos), a atendente disse que a empresa poderá oferecer acomodações aos passageiros em caso de atraso.
Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700. Na Inglaterra, o telefone é 44 (0) 20 8741 2005.
A greve é contra mudanças no sistema de aposentadoria. O governo quer aumentar o valor das contribuições e limitar os reajustes.

Nenhum comentário: