quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RONDÔNIA: REITOR DO DEMÔNIO RENUNCIA

Após denúncias, reitor da Universidade Federal de Rondônia renuncia ao cargo


FSP
Reitor da Unir, José Januário de Oliveira Amaral, renunciou ao cargo após denúncias

O reitor da Unir (Universidade Federal de Rondônia), José Januário de Oliveira Amaral, apresentou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília, a renúncia ao cargo, segundo informações do MEC (Ministério da Educação). O pedido será encaminhado ao Palácio do Planalto e a exoneração deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.
A decisão fo tomada após uma série de denúncias de malversação e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à Unir. No dia 24 de outubro, a Sesu (Secretaria de Educação Superior) constituiu uma comissão de auditores, integrada por representantes do próprio MEC e da CGU (Controladoria-Geral da União), para fazer um levantamento da situação e auditar as contas, tanto da Riomar quanto da Unir.
Cerca de 30 estudantes da Unir comemoram a renúncia do reitor da instituição em frente à reitoria ocupada. Eles já soltaram fogos e também estão começando a destruir um caixão simbólico colocado na entrada do prédio da reitoria, que fica em Porto Velho. Outros manifestantes já começam a chegar para se juntar à festa.
Ocupação da reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) completa 50 dias nesta quarta-feira (23). Estudantes pedem a saída do atual reitor, Januário Amaral, e melhorias na infraestrutura da universidade Mais Rafael Targino/UOLA ocupação da reitoria pelos estudantes da universidade completou 50 dias nesta quarta-feira (23). A principal reivindicação dos manifestantes era a renúncia do reitor. Eles também pedem por melhorias na infraestrutura da universidade. O movimento acompanha uma greve de estudantes e professores, que já dura mais de 70 dias.
De acordo com o MEC, os relatórios da auditoria realizada na universidade serão entregues nos próximos dias, mesmo com a saída do reitor.

Unir
Segundo o site da instituição, a Unir possui sete campi em Rondônia localizados nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena. A instituição oferece à comunidade rondoniense 52 cursos de graduação, sete cursos de mestrado e um de doutorado.
* Com informações da assessoria de imprensa do MEC

Nenhum comentário: