quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OS BRASILEIROS, OTÁRIOS, ESTÃO SENDO PASSADOS PARA TRÁS NOVAMENTE

Argentina volta a barrar calçados brasileiros


Pelo menos 3,3 milhões de pares de calçados, no valor de US$ 33,8 milhões, estão retidos no Brasil à espera da emissão das licenças não automáticas de importação pelo governo da Argentina

 Elder Ogliari - OESP
PORTO ALEGRE - Pelo menos 3,3 milhões de pares de calçados, no valor de US$ 33,8 milhões, estão retidos no Brasil à espera da emissão das licenças não automáticas de importação pelo governo da Argentina. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e indica que o prazo máximo de 60 dias previsto para esse tipo de operação admitido pela Organização Mundial do Comércio não está sendo respeitado. Há casos em que a espera, pelas empresas brasileiras, passa de 200 dias.

A retenção das cargas nas próprias fábricas ou em depósitos na fronteira pode causar prejuízos às empresas brasileiras e aos lojistas argentinos que fizeram as encomendas. Eles temem perder parte das vendas da coleção primavera-verão e também do Dia das Madres, comemorado em 17 de outubro naquele país.
Não é a primeira vez que isso ocorre neste ano. Em março, a demora da liberação também provocou a retenção de 1,8 milhão de pares de calçados no Brasil, que respondeu atrasando licenças para a entrada de carros produzidos na Argentina. Os dois governos conversaram e combinaram acelerar a emissão das licenças.

Os produtores de calçados reclamam dos novos entraves ao fluxo. Por acordo negociado em 2009, o Brasil limitou a exportação de calçados para a Argentina a 15 milhões de pares por ano. Mas não atingiu o limite em 2010, quando vendeu 14,1 milhões de pares, e dificilmente chegará ao teto em 2011. De janeiro a agosto deste ano o volume embarcado para aquele país não passou de 6,68 milhões de pares.

Do Blog:
Ou o governo do PT é fraco, ou despreparado ou conivente.  Até agora, foi o Brasil o responsável pela sobrevivência desse mini-megabloco chamado Mercosul.  Mas o presidente do Brasil, o Molusco (oops!) está gamado no Biscatón (viúva bem apanhada).
O Zagueirão, me informam, é formada em economia.  Só se for economia doméstica.  Não entende de p**** alguma.  O negócio dela é discursar sobre os direitos das mulheres. 
Um governo que fosse eficiente nessas relações comerciais já teria imposto as suas regras (afinal, quem é a maior economia da América Latrina (oops!)? 

Nenhum comentário: