terça-feira, 27 de setembro de 2011

Guiné-Bissau vai apurar condição de estudantes que vivem no Brasil

DE CUIABÁ -  FSP
A Embaixada da Guiné-Bissau vai fazer um levantamento sobre as condições em que vivem os estudantes que vieram morar no Brasil por meio de programas de intercâmbio. Em Mato Grosso, a Folha apurou que 13 estudantes estrangeiros enfrentam problemas financeiros. A situação veio à tona na semana passada, após o guineense Toni Bernardo da Silva, 27, ser morto em Cuiabá. Três pessoas foram presas.
O estudante havia sido desligado de um programa quatro meses antes, em razão de "problemas acadêmicos e pessoais", segundo nota da UFMT. A embaixada diz que não foi comunicada sobre os problemas ele enfrentava. A UFMT disse "prestou toda a assistência possível" a Silva, que o desligamento do programa foi o "último recurso" e que a medida foi comunicada ao MEC e ao governo.

Do Blog:
Quem conhece o assunto sabe que o problema é mais complexo e grave do que parece.  Quem nada sabe, é só observar a movimentação dos estudantes africanos nas universidades brasileiras.  Na USP, por exemplo.  Não é apenas em intercâmbio cultural que esses estudantes estão interessados. 

Nenhum comentário: