sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CBF cede campo da seleção brasileira para juízes federais

Associação de magistrados fará pelada com material esportivo em centro de treinamento da confederação

Há dez ações ativas na Justiça Federal em relação à CBF, cujo presidente também é alvo de processos

RODRIGO MATTOS - FSP

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) irá ceder campos e material esportivo para juízes federais jogarem peladas no Centro de Treinamento da Granja Comary, onde fica a seleção brasileira.

A confederação tem parceria com a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e cedeu campos da Granja Comary por três dias de novembro para juízes do Espírito Santo e do Rio.

Há registro de 112 ações na 1ª instância da Justiça Federal do Rio de Janeiro que tem a CBF como ré ou autora. Mas apenas dez delas estão ativas ou pendentes de recursos dos tribunais superiores. A maioria é de processos fiscais.

O presidente da entidade, Ricardo Teixeira, consta como parte interessada em 16 ações. Só três delas estão ativas, mas devem ser encerradas. A maioria é de supostos crimes fiscais.

O Ministério Público Federal pretende abrir nova investigação contra o dirigente relacionada a suposto caso de corrupção na Suíça.

Revelado pelo jornal "Lance", um e-mail do diretor de esportes da Ajufe, Wilson Witzel, a outros juízes dizia que a CBF bancaria material esportivo e hospedagem.

A reportagem apurou que, de fato, a entidade cederá uniformes aos juízes. Mas não há confirmação de que disponibilizará seus alojamentos.

Já houve outras confraternizações similares de juízes nas dependências da CBF, segundo a Folha apurou. O Conselho Nacional de Justiça não se manifestou.

Antes, confederação pagou viagens de juízes à Copa de 1998, deu ingressos a magistrados de Brasília e nomeou um membro do TCU para ser chefe de delegação da seleção numa viagem.





Uso do espaço é parte de parceria, afirma associação

DE SÃO PAULO

A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) afirmou que o uso dos campos da seleção para suas peladas faz parte de uma "parceria institucional" com a CBF, com o objetivo de atender um projeto social.

"Com relação ao referido torneio de futebol, mero evento de lançamento formal dos projetos, a Ajufe esclarece que a CBF apenas cedeu o espaço para realização da atividade esportiva", disse nota da associação.

O lançamento citado é o do projeto João de Barros, pelo qual artesãos carentes irão produzir brindes para a Copa-2014 e a Olimpíada-2016.

A assessoria da CBF diz que "a Granja [Comary] é usada para camping, inclusive pela imprensa, e é cedida para vários setores da sociedade".

A entidade afirmou ainda desconhecer quais juízes irão utilizar as dependências da seleção brasileira, pois será a Ajufe quem fará lista de participantes.

Do Blog:
Safardanagem total.
Leiam depois o que diz a revista The Economist sobre o RICARDO TEIXEIRA.

Nenhum comentário: