quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OLHA BIRIGUI NA FITA IV

Deputado solicitou lista de emendas em SP


Pedido foi feito oito meses antes de acusação de negociação de verbas na Assembleia

SILVIO NAVARRO - FSP

Oito meses antes de afirmar em entrevista que deputados estaduais vendem suas emendas, o deputado estadual Roque Barbiere (PTB) questionou formalmente a Casa Civil do governo de São Paulo sobre quais deputados destinaram emendas a entidades e obras públicas. O documento, obtido pela Folha, contém quatro questionamentos e foi recebido pela Casa Civil no dia 22 de dezembro do ano passado, endereçado ao então secretário, Luiz Antônio Marrey.

No ofício, Barbiere pede informações sobre emendas ao Orçamento estadual destinadas a "fundações, obras, sindicatos e associações". Na sequência, pede detalhes como "valores, nomes, endereços e a razão das liberações".

De acordo com o gabinete de Barbiere, os questionamentos não foram respondidos pelo governo. Na última sexta-feira, o deputado disse a uma TV regional de Araçatuba, sua base eleitoral, que alertou o governo paulista da existência do suposto esquema de emendas no Legislativo.

No dia 10 de agosto, ele afirmou em entrevista ao jornal "Folha da Região", também de Araçatuba, que "25% a 30%" dos deputados estaduais ganharam dinheiro negociando emendas.

"Tem bastante [deputado] fazendo isso. Não é a maioria. Mas tem um belo de um grupo que vive, sobrevive e enriquece fazendo isso", disse, sem citar nomes.

O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar o caso. A Assembleia Legislativa reunirá hoje seu Conselho de Ética pela primeira vez para tratar do tema. A previsão é que seja aprovada a convocação do petebista para falar sobre as acusações.

Paralelamente, a bancada do PT tenta recolher assinaturas para a instalação de uma CPI, mas a avaliação dos demais partidos é que dificilmente consiga.

Barbiere esteve na Assembleia anteontem para reunião com o presidente da seção paulista do PTB, Campos Machado, que articula nos bastidores para tentar aplacar os ânimos na base governista.

O deputado não atendeu aos pedidos da Folha para dar entrevista desde segunda-feira. O gabinete informou que ele viajou para Araçatuba para acompanhar o nascimento do filho.

A assessoria do governo de São Paulo afirmou que o ofício "não menciona ato passível de investigação e não faz sequer referência, ainda que genérica, a irregularidades".

Do Blog:
O deputado Roque Barbiere corre o risco moralizar o legislativo estadual.



Nenhum comentário: