quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ALFREDO NASCIMENTO E O COPEIRO

Ex-ministro usa dinheiro do Senado para pagar copeiro

Conhecido como 'garçom' de Alfredo Nascimento, Aroeira recebe R$ 2.042 mensais da Casa desde 2007

Funcionário que deveria dar expediente no gabinete do senador em Brasília trabalha em sua casa em Manaus

NATUZA NERY/ANDREZA MATAIS - FSP
Ex-ministro dos Transportes, o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) usa recurso público para manter funcionário que atua como copeiro de sua casa, em Manaus.

Desde 2007, Jackson Carlos Gomes Soares, conhecido como Aroeira, recebe R$ 2.042,14 do Senado como assistente parlamentar, mas empregados da casa e do condomínio de Nascimento confirmaram que Aroeira trabalha na residência particular do ex-ministro. Políticos do Amazonas disseram à Folha que ele é conhecido como o "garçom de Nascimento".

Ao ser procurado, ontem, Aroeira afirmou que servia ao gabinete do senador no Estado. O nome dele, no entanto, não consta entre os funcionários do escritório. Já o Senado informa que o servidor está lotado no gabinete de Brasília e que não está dispensado de atestar presença diária.

Pelas normas, no escritório dos Estados só podem ser mantidas "ações ligadas ao exercício do mandato". Nas últimas duas semanas, a Folha telefonou para o escritório de apoio do senador. Só ontem, após a reportagem ter falado com Aroeira, alguém atendeu.

O funcionário Carmo Ali-Khan de Oliveira, também lotado no gabinete de Brasília, disse que Aroeira estava "em missão" na rua. E teve dificuldades de informar o endereço do escritório. "Eita, me enrolei", disse, encerrando a ligação.

Estevam Pedrosa, que se identificou como chefe do gabinete, afirmou que são "cerca de 12" os funcionários, mas não soube nominá-los. Nos registros, consta apenas uma pessoa. Pedrosa disse que se Aroeira "serviu alguma vez em jantar na casa do senador se tratava de uma gentileza".

Aroeira atua como garçom de Nascimento desde os tempos em que o político foi prefeito de Manaus. Ele foi admitido no Senado um dia antes de Nascimento assumir o ministério, em 2007, no governo Lula. O político deixou o ministério em julho em meio a suspeitas de irregularidades.

A Folha apurou que Nascimento tinha um acordo com o suplente, João Pedro (PT-AM), para manter uma cota sua na folha do Senado, o que é irregular.

O Ministério Público Federal considera a atuação de servidores em residências de parlamentares desvio de função. Pedro Novais (PMDB-MA), ex-ministro do Turismo, se afastou após a Folha revelar que ele pagava empregada e motorista via gabinete.

Do Blog:
LEIA A RESPOSTA DO CARA DE PAU:
 Funcionário é assessor no Estado, diz Nascimento

DE BRASÍLIA


O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) afirmou que o funcionário Jackson Carlos Gomes Soares, o Aroeira, presta serviços de assessoria quando ele está no Estado.
Segundo Nascimento, Aroeira é "integrante da equipe" de seu suplente, o ex-senador João Pedro (PT-AM). Por meio de nota, Nascimento diz que a função do servidor é levar e buscar documentos, visitar comunidades e atendê-lo em Manaus. Nascimento não fez comentários sobre o fato de Aroeira trabalhar como garçom em sua casa.
Sobre ele e outros funcionários estarem lotados em Brasília, mas trabalharem em Manaus, o senador afirmou que notificou o Senado sobre a estrutura no Estado em agosto, mas que houve uma "falha" na tramitação do processo, "equívoco identificado recentemente". João Pedro disse que Aroeira foi mantido no gabinete quando ele exerceu o mandato de senador a pedido de Alfredo Nascimento. De acordo com ele, Aroeira nunca trabalhou em Brasília e "de vez em quando, passava por seu escritório no Estado para servir café e trabalhar na copa".

Por telefone, Jackson Soares disse que "presta assessoria" para o senador em Manaus. A Folha pediu que ele descrevesse seu trabalho. "Atendo as pessoas", respondeu. Segundo ele, sua frequência é atestada por meio de assinaturas de presença. Ele afirmou que "sempre vai a casa do senador" para levar documentos. Ao ser questionado por que atua no gabinete do senador em Manaus se está lotado em Brasília, a ligação caiu e a Folha não conseguiu contatá-lo.

Do Blog:
E esse cara é senador pelo PR do Amazonas!
Tenho até medo de pensar nos eleitores dele.  Devem viver onde?  Na floresta?  Lembro-me do Mogli, o menino lobo, de Conrad.  Mas não tenho vontade de rir.  Tenho é raiva.  E deprezo.  Profundo desprezo pelo sujeito eleito e pelos eleitores dele. 

Nenhum comentário: