quinta-feira, 15 de março de 2012

ENQUANTO ISSO, NO QATAR...

Qatar discute com Fifa se libera álcool nos estádios
Autoridades do país já estudam possibilidade de permitir consumo de bebidas na Copa de 2022
Luiz Ernesto Magalhães - O Globo
DOHA - Enquanto no Brasil a liberação de consumo de bebidas alcoólicas durante a Copa do Mundo de 2014 foi tema de uma grande polêmica, o assunto é discutido com a Fifa numa aparente tranquilidade nos bastidores do primeiro mundial a ser realizado num país islâmico. As autoridades do Qatar já estudam a possibilidade de liberar o consumo de álcool nos estádios da Copa de 2022. A informação é do secretário-geral do Comitê da Copa de 2022, Hassan Al Thawadi, em entrevista publicada na edição desta quinta-feira do jornal “The Peninsula” que circula em inglês no país.
- O álcool será permitido no Qatar. Nós estamos discutindo com a Fifa a extensão e onde exatamente. Eu pessoalmente não vejo razão para introduzi-lo nos estádios. Mas isso é uma coisa que estamos discutindo com a Fifa. A questão é que temos uma perspectiva diferente em relação a como o assunto é tratado no Brasil, Inglaterra e Rússia - disse Thawadi durante a 2ª Conferência Internacional para a Segurança no Esporte, realizada em Doha.
A reportagem mostra que o Brasil resistiu a autorizar o retorno da venda de bebidas alcoólicas nos estádios. A proibição, segundo o jornal, foi uma medida tomada em 2003 para reduzir a violência associada ao consumo. Mas lembra que a Fifa tem dito que vai defender os direitos de seus patrocinadores. Em 2018 e 2022 a AnheuserBusch Inbev patrocinará o evento.
O consumo de bebidas alcoólicas sofre restrições no Qatar e em outros países islâmicos. Os cidadãos nascidos no Qatar não podem consumir bebidas. A venda de álcool é autorizada a estrangeiros que vivam no país mediante uma licença especial. O consumo é restrito a alguns hotéis frequentados por estrangeiros. Nas recepções oficiais, mesmo para estrangeiros, a regra é servir água e sucos naturais.

Nenhum comentário: