quinta-feira, 1 de março de 2012

O PAÍS É UM CIRCO!

Delegado de AL assume cargo usando tornozeleira
Acusado de homicídio, ele foi afastado horas depois
SÍLVIA FREIRE - FSP
Portando uma tornozeleira eletrônica, Francisco Tenório, 49, assumiu ontem de manhã o cargo de delegado-adjunto de acidentes de trânsito de Maceió. Horas depois, a Justiça ordenou seu afastamento.
O ex-deputado federal pelo PMN-AL, que é delegado de carreira, responde a dois processos por acusação de homicídio -ele nega participação.
Tenório estava afastado do cargo havia ao menos 16 anos para exercer mandatos. Foi detido preventivamente em fevereiro de 2011, um dia após o fim do mandato. Ontem de manhã, apresentou-se para trabalhar. No mesmo dia, o "Diário Oficial" do Estado havia publicado sua nomeação.
Procurado, o delegado não quis falar com a reportagem.
Tenório passou a usar a tornozeleira há 14 dias, quando recebeu seu habeas corpus. O equipamento permite que a Justiça monitore onde ele está.
Por decisão do Tribunal de Justiça, o ex-deputado não pode sair de Maceió sem autorização judicial, sair de casa das 20h às 6h nem se aproximar de parentes de uma das vítimas.
O advogado da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas), Fernando Maciel, que o defende, disse que vai decidir se recorre ou não do afastamento, já que o salário foi mantido.
A Polícia Civil disse que será cobrada pela sociedade caso não nomeie o delegado para ocupar uma função, pois faltam quadros no Estado.
Antes da decisão da Justiça, o presidente da Adepol, Antônio Carlos Lessa, havia dito não ver problema na nomeação. "Ele está apto para o cargo, não foi expulso da polícia e não tem condenação."
No período em que esteve preso, Tenório manteve o salário -o piso da categoria no Estado é de R$ 11 mil.

Nenhum comentário: