terça-feira, 24 de abril de 2012

O INFERNO NA TERRA DE DANTE

Todos os dias um pequeno empresário e um trabalhador se suicidam na Itália
Pablo Ordaz - El País
Se há uma palavra proibida é "suicídio". Ainda mais para sociedades como a italiana ou a espanhola, que há séculos vivem à sombra ética e estética da religião. Apesar de sempre terem negado aos suicidas um lugar no céu, no cemitério e nos jornais, os italianos estão tirando a própria vida por motivos econômicos a um ritmo de dois por dia. Um pequeno empresário e um trabalhador se sentem empurrados diariamente para as linhas do trem ou a forca devido ao desespero provocado pela crise. Não se chega ainda ao recorde espantoso dos gregos - 1.725 suicídios nos últimos dois anos -, mas a progressão é tão alarmante que até o primeiro-ministro Mario Monti, tão católico, citou o diabo pelo nome.
"Todos os dias lutamos para evitar cair no dramático precipício da Grécia, com tantos empregos perdidos e tantos suicídios", disse. Não falava, por uma vez, da próspera taxa de risco ou do déficit das contas públicas. Falava finalmente do custo humano. De Vincenzo, 28 anos, ou Roberto, 62, que se enforcaram angustiados pelas dívidas. Ou de Mario, 59, que escapou da crise dando um tiro no próprio peito.
A situação é tão dramática que na noite da última quarta-feira (18) pequenos empresários e trabalhadores seguiram com velas até o Panteão para exigir em silêncio: "Chega de suicídios". Algumas horas antes, o próprio Monti havia admitido publicamente que a crise está impondo "um preço altíssimo às famílias, aos jovens, aos trabalhadores... às vezes com experiências que se envolvem em desespero".
Nos últimos meses foi raro o dia em que os jornais italianos não trouxeram a notícia de um pequeno empresário que se atira nas linhas do trem, de um trabalhador autônomo ou um desempregado que se enforcam, agoniados pelas dívidas e a falta de saída.
Segundo Giuseppe Bortolussi, secretário-geral da Cgia di Mestre, uma associação de artesãos e pequenas empresas, "para muitos que decidem tirar a própria vida o suicídio é um gesto de rebelião contra um sistema surdo e insensível, que não consegue entender a gravidade da situação. É um verdadeiro grito de alarme lançado por quem não aguentou mais..."
Há um dado que Bortolussi considera dramaticamente representativo. Dos 23 suicídios de pequenos empresários registrados desde o início deste ano, 40% pertence ao Vêneto, região do nordeste da Itália que sempre foi um motor de desenvolvimento econômico baseado na pequena e média empresas. Os chamados "suicídios econômicos" são provocados por um coquetel fatal formado pelos resíduos da velha Itália e a nova crise global.
"A lentidão da burocracia, a dificuldade para lidar com bancos e administrações", segundo deixaram claro na manifestação do Panteão, "somam-se agora as empresas endividadas, pagamentos atrasados e que nunca chegam... O pequeno empresário se vê obrigado a demitir pessoas com as quais trabalhou a vida toda, verdadeiros amigos, inclusive parentes... Tenta aguentar até que um dia não consegue mais resistir e..."
Tudo parece indicar que a situação continuará se agravando. Por isso pelo menos cinco associações - da Cáritas a organizações empresariais - já implementaram serviços de ajuda psicológica a empresários e trabalhadores em apuros. A mais representativa, a que só com o título diz tudo, foi criada na semana passada em Vigonza, na província de Pádua, a 25 km a oeste de Veneza. Seu nome: "Associação de Familiares de Empresários Suicidados".
O horizonte é muito escuro. Sobre a mesa vão se acumulando relatórios, cada um mais pessimista que o outro. Nos últimos três meses, 146 mil empresas italianas fecharam. E o temporal não passou. Segundo a associação de comerciantes, 2012 será o pior ano da crise, e o governo diz que até 2013 a tendência não se interromperá. Do ponto de vista do consumo, a situação não era tão ruim desde os anos do pós-guerra. A metade das famílias, segundo o próprio Monti, tem problemas para seguir adiante.
Se em junho de 2001 28% dos italianos ainda conseguiam poupar alguma coisa por mês, agora só 9%; 87% já reduziram a cesta do supermercado e já há mais de 1,5 milhão de famílias dependentes da caridade. Não seria estranho, portanto, que os dados de suicídios projetados pelo último estudo da Eures - o portal europeu da mobilidade profissional - chegaram a se agravar: durante 2010, 362 desempregados e 336 empresários ou autônomos se suicidaram. Isso que nem a economia estava tão ruim nem existia ainda na Itália uma nova classe de deserdados, que aqui chamam de "esodati".
Vincenzo Sgroi é um deles. Seu caso ilustra muito bem a angústia de muitas famílias. É um dos 500 pré-aposentados do Correio, que também atua como caixa de poupança. Aceitou renunciar à indenização de 70 mil euros que o ajudaria a chegar até a aposentadoria, em troca de que um de seus filhos tivesse a oportunidade de se empregar em caráter fixo na empresa pública. Um sistema muito discutido pelos sindicatos, que o consideram medieval. Enquanto isso, foram chegando a crise primeiro e o governo Monti depois. Vincenzo descobriu que o posto fixo de seu filho é só em tempo parcial - 15 dias trabalhando e 15 em casa - e que o salário não chega aos 700 euros. Mas o mais grave é que a reforma das aposentadorias implementada pelo novo governo o afastou do horizonte da aposentadoria. Quando aceitou a pré-jubilação só lhe faltava um ano para se aposentar; agora faltam quatro... Toda a impotência se reflete em seu rosto, em sua pergunta: "O que faço agora?"
Ele e os outros 65 mil pré-aposentados - 350 mil, segundo os sindicatos - acreditavam que haviam chegado finalmente à margem da tranquilidade e agora se encontram a três ou quatro anos da costa, em águas mais frias e mais profundas que nunca, sem forças para aprender a nadar, com a vida arruinada. Todo o sofrimento que se reúne nas olheiras de Vincenzo, toda a sensação de ter sido enganado, se transforma em um fator de risco. É o grito da Itália contra a crise. Um grito dramático. O disparo de uma espingarda colocada ao contrário. O silvo de um trem que se aproxima no meio da noite...
Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Nenhum comentário: