terça-feira, 6 de setembro de 2011

E OS POLÍTICOS SAFADOS QUEREM CULPAR O MOTORNEIRO!

RIO - Policiais da 7 DP (Santa Teresa) trabalham com a hipótese de que o condutor Nelson Correa da Silva levava o bonde superlotado por ordem de algum superior. Um dos pontos investigados é por que Nelson não levou o bonde à oficina. No dia do acidente, ele avisou à supervisão Carioca que um balaústre quebrara numa batida com um ônibus. Logo depois, subiu com o veículo vazio. No entanto, não chegou a ir à oficina. Quando descia com o bonde lotado, ocorreu o acidente. Para os policiais que apuram o caso, alguém deve estar mentindo. A polícia quer ouvir todos os funcionários que estavam de plantão no dia do acidente, para descobrir se alguém determinou que o veículo descesse de Santa Teresa sem as condições ideais. Pelo menos 13 empregados da Central estavam de serviço no dia da tragédia. De acordo com a investigação, o bonde número 10, que sofreu o acidente, e o 12 eram os mais velhos da frota, sendo usados apenas quando havia muitos passageiros.
Nesta segunda-feira, a polícia ouviu três funcionários da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central), que administra os bondes do bairro: Cláudio Lopes do Nascimento, engenheiro e chefe da manutenção; Zenivaldo Rosa Correa, chefe dos mecânicos, e Paulo Muniz, chefe do almoxarifado. De acordo com os investigadores, os três e outros funcionários da Central afirmaram que o motorneiro Nelson Correa da Silva - morto no acidente - era uma pessoa séria e extremamente criteriosa em seu trabalho.
Neste domingo, Alcides de Abreu Gonçalves, de 73 anos, morreu no Hospital Badim, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, às 21h40m. Ele foi a sexta vítima do acidente com o bonde de Santa Teresa, no Rio, que causou a morte de outras cinco pessoas e deixou mais de 50 feridos no último dia 27 . Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele estava internado desde o dia 28 de agosto na unidade, onde ficou no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Alcides morreu em decorrência de complicações clínicas causadas por um traumatismo cranioencefálico.
A equipe responsável pelo levantamento sobre a situação do sistema de bondes de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, fará nesta terça-feira um recadastramento dos funcionários da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central). O objetivo é obter informações sobre o quadro funcional da empresa, como o número de pessoas em cada função, condições de trabalho, média salarial e nível de satisfação. O recadastramento começará às 9h, na Estação do Largo da Carioca.
Nesta segunda-feira, os 15 servidores do Detro deslocados para a tarefa se dedicaram ao levantamento dos dados administrativos e financeiros junto à Secretaria estadual de Transportes, além de recolher informações sobre medidas judiciais. Todo o material será utilizado para confecção de um relatório, que será encaminhado ao governador Sérgio Cabral, pelo interventor dos bondes.
-Estamos trabalhando duro para cumprir essa difícil missão. A equipe de intervenção está muito motivada, buscando apresentar resultados concretos no menor espaço de tempo viável. O relatório e o diagnóstico do sistema de bonde de Santa Teresa é prioridade máxima - afirmou o presidente do Detro, Rogério Onofre.
O Ministério Público estadual propôs, na última sexta-feira, a implementação de um programa extrajudicial de indenizações às vítimas de acidentes com bondes em Santa Teresa . A proposta foi feita durante a reunião marcada pelo MP com representantes do governo para discutir a situação do serviço. Convidados a participar do encontro, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e Rogério Onofre alegaram compromissos profissionais e não compareceram ao encontro. Apenas o presidente da Central, Sebastião Rodrigues, compareceu.
- Entendo que este também seria um compromisso profissional que, diante das circunstâncias, é primordial. Demos a oportunidade a eles de dar suas versões. E para nós seria importante ouvi-los neste momento - lamentou Carlos Andresano, que instaurou um inquérito para investigar o acidente e não descarta a convocação do secretário no decorrer do inquérito.

Para o MP, um programa extrajudicial de indenizações poderia minimizar o sofrimento de vítimas e parentes, evitando que tenham que recorrer à Justiça para exigir a reparação de danos sofridos. Na reunião, o presidente da Central afirmou que o estado já vem prestando assistência às vitimas, arcando com funerais, assistência médica e psicológica e despesas com traslado de corpos. De qualquer forma, o procurador-chefe de Serviços Públicos da Procuradoria-Geral do Estado, Flávio de Araújo Willeman, também presente à reunião, afirmou que a proposta depende da conclusão dos laudos técnicos que apontarão as razões e responsabilidades pelo acidente.
Engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) que vistoriaram o bonde acidentado constataram que, em vez de parafuso, um pedaço de arame prendia uma peça próxima a uma das sapatas de freio . Segundo o engenheiro Luiz Carlos Cosenza, a superlotação do bonde não seria o único motivo para o acidente. Ele alertou que o desgaste de peças e a falta de manutenção podem ter causado o descarrilamento. Equipes do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) fizeram a perícia do veículo e também constataram desgaste nas peças. O laudo deve sair em 30 dias.
No momento do acidente, o bonde estava com excesso de passageiros: 62, enquanto o máximo permitido são 40. Quatro vítimas do acidente morreram na hora. Uma delas foi o motorneiro que conduzia o veículo e que fazia aniversário naquele dia.

NO BLOG:
AHHHHHHHHHH.
QUE SAFADEZA DO GOVERNADOR, SÉRGIO CABRAL, DO PREFEITO, EDUARDO PAES E DO SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES, JÚLIO LOPES!
AINDA TENTAM JOGAR A CULPA DO RELAXO DA ADMINISTRAÇÃO E DO SUMIÇO DE RECURSOS NA LINHA DO BONDE (PESQUISAR SOBRE A DOTAÇÃO DE VERBAS PARA A MANUTENÇÃO DOS BONDES DE SANTA TERESA) NAS COSTAS DE UM FUNCIONÁRIO EXEMPLAR, ACUSANDO-O DE SER RESPONSÁVEL PELO ACIDENTE.
O SÉRGIO CABRAL SÓ FALA BOBAGEM.  QUER FAZER UM PACTO COM O PT.  O PREFEITO É UMA MOSCA MORTA, MAS QUE DEFENDE OS SEUS INTERESSES PARTICULARES NA POLÍTICA.  O SECRETÁRIO É CAPACHO E ASSECLA DE AMBOS.
JÁ IMAGINOU A FINAL DA COPA DO MUNDO NO RIO?   

Nenhum comentário: