quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Merkel: Cumplicidade do povo alemão levou ao nazismo
Alemanha lembrou nesta quarta-feira os 80 anos da ascensão de Adolf Hitler ao poder
O Globo 

Merkel inaugura mostra de 80 anos da nomeação do Führer
Foto: JOHN MACDOUGALL / AFP
Merkel inaugura mostra de 80 anos da nomeação do Führer JOHN MACDOUGALL / AFPBERLIM - A Alemanha lembrou nesta quarta-feira os 80 anos da ascensão de Adolf Hitler ao poder com uma advertência da chanceler federal Angela Merkel. A memória do líder nazista, disse ela, é um alerta permanente para os alemães de que a democracia e a liberdade não podem ser dadas por garantidas. Merkel discursou na inauguração de uma exposição em Berlim sobre a nomeação de Hitler como chanceler em 30 de janeiro de 1933. O aniversário reavivou memórias do pior momento da História alemã.
- Os direitos humanos não se preservam por si mesmos, assim como a liberdade e a democracia não se impõem sozinhas. Isso deve ser um aviso constante para nós - opinou Merkel.
Segundo a chanceler, ninguém imaginava que “um pintor austríaco fracassado, autor de um livro de ideias simplistas, fosse permanecer durante anos no poder”. Ela afirmou, porém, que Hitler levou apenas seis meses para acabar com a diversidade da sociedade alemã.
- Isso só foi possível devido à cumplicidade e indiferença das elites e de boa parte do povo alemão - disse.
A mostra "Berlim 1933. No caminho para a ditadura" foi aberta ao público em um lugar polêmico da Segunda Guerra: a antiga sede da Gestapo, a polícia secreta do regime nazista. Na entrada, uma foto em preto e branco mostra Hitler fazendo o gesto de saudação do Terceiro Reich para uma multidão que o observava da janela da chancelaria após sua nomeação pelo presidente Paul von Hindenburg. O local deu origem à Topografia do Terror, um centro de documentação que reúne fotos, jornais e cartazes sobre os primeiros meses de Hitler no poder.
No mesmo dia da inauguração da mostra, deputados alemães recordaram a libertação do campo de concentração de Auschwitz, no dia 27 de janeiro de 1945, e homenagearam os mortos durante a ditadura nazista. As bandeiras da Alemanha e da União Europeia foram colocadas a meio mastro na frente do Parlamento.

Nenhum comentário: