segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Argentina envia pele para ajudar tratamento de feridos em Santa Maria 
Buenos Aires já havia implementado medida semelhante em incêndios no Paraguai e na Venezuela
OM 
A Argentina enviou nesta segunda-feira (28/01) pele e outros tecidos para ajudar os feridos com graves queimaduras no incêndio da boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no qual morreram 231 pessoas.
 Uma carga com 10 mil centímetros quadrados de pele e 20 mil centímetros quadrados de membrana amniótica partiu hoje de manhã em um avião da Aerolíneas Argentinas com destino a Porto Alegre, informou a Presidência da Argentina através de seu site.
O envio foi realizado pelo Ministério da Saúde argentino a pedido das autoridades do Rio Grande do Sul.
O ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, destacou que a "pele e outros tecidos são obtidos mediante a doação de órgãos" e agradeceu "a atitude comprometida de todos os argentinos que decidiram doar os órgãos de seus entes queridos e que hoje nos permite dar uma resposta solidária ao país irmão".
"A pele e a membrana amniótica são utilizadas como compressas biológicas que ajudam a melhorar o processo natural de recuperação da pele e protegem o paciente de possíveis infecções, que são a principal causa de complicação nas pessoas com grandes queimaduras", explicou Manzur.
A Argentina já enviou pele e outros tecidos em 2004, para o tratamento dos feridos do incêndio de um supermercado na capital paraguaia, no qual faleceram cerca de 400 pessoas, e em agosto de 2012, após a explosão de uma refinaria no norte da Venezuela, na qual morreram 42 pessoas.
Segundo as primeiras investigações, a boate Kiss, da cidade de Santa Maria, se incendiou na madrugada do domingo devido a um efeito pirotécnico usado por um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no local quando ocorreu a tragédia.
Muitos dos 231 falecidos e dos mais de 100 feridos eram alunos de várias faculdades da Universidade Federal de Santa Maria, que realizavam uma festa na boate.

Condolências

Durante esta segunda-feira, outros governos e líderes mundiais expuseram suas condolências pelo incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul.
Pela manhã, prestaram solidariedade às vítimas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o Papa Bento XVI. No começo da tarde foi a vez do premiê israelense, Benjamin Netanyahu.
“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias das vítimas e todo o povo brasileiro neste momento tão difícil”, disse, em nota, o primeiro-ministro de Israel.
(*) com agências internacionais

Nenhum comentário: