quarta-feira, 1 de agosto de 2012

França queria a Grande Síria dividida em Cinco Estados
Gustavo Chacra - OESP
A idéia da França, quando colonizou a Síria e o Líbano, era a construção de cinco Estados. Um deles seria para os cristãos, onde hoje está o Líbano. Os druzos teriam uma nação em uma área ao redor das colinas do Golã. Os alauítas ficariam com a costa mediterrânea. Damasco seria o quarto Estado e Aleppo, o quinto.
No fim, apenas o primeiro obteve sucesso. Ou, pelo menos, existe como Estado nação com uma divisão sectária de poder na qual o presidente e metade do Parlamento são cristãos, embora, segundo estimativas, somando todas as denominações, esta religião represente cerca de 40% do total. Os demais quatro foram unificados como Síria.
Com a eclosão da guerra civil síria, começaram as especulações de balcanização do país, com novas subdivisões, similares às dos imperialistas franceses no pós Grande Guerra. Ainda é cedo para dizer se isso ocorrerá. Mas parece claro que os opositores demorarão muito tempo para conquistar bastiões alauítas em Latakia e nas montanhas da encosta no Mediterrâneo.

Nenhum comentário: