quarta-feira, 31 de julho de 2013

Como vender uma boa ideia
Richard Branson - NYT 
Pergunta: Eu tenho uma meta, uma visão e um plano estratégico. Qual é o melhor lugar para encontrar investidores potenciais ou financiamento? Como eu apresento minha ideia?
–Sandra, leitora da revista "Entrepreneur"
Resposta: Quando você estiver se preparando para falar aos investidores sobre sua ideia para um negócio, as pessoas lhe dirão para preparar uma abordagem de elevador, um resumo padrão que vende uma ideia de negócio em um minuto ou menos. Mas há muito mais locais e situações onde você pode encontrar um investidor potencial --qualquer pessoa, de um líder empresarial a um parente--, e você terá que convencer essa pessoal de que seu negócio será bem-sucedido. Por que limitar a si mesma ou a sua imaginação a elevadores? Você precisa pensar nisso como uma abordagem para qualquer lugar.
Nos últimos meses, empreendedores me apresentaram suas ideias em dois ambientes muito mais interessantes do que elevadores. Um foi enquanto eu estava andando de bicicleta na África do Sul. Alguns membros da equipe da Virgin e eu estávamos no país em março, para o Cape Argus Pick n Pay Cycle Ride, um percurso de 109 quilômetros. Eu não andava de bicicleta desde que era menino, de modo que decidimos usar um treinamento de última hora para levantar dinheiro para o Centro Branson de Empreendedorismo da África do Sul, uma organização sem fins lucrativos que fornece assistência e treinamento para novos empreendedores, assim como para a Fundação JAG, que lida com problemas da comunidade por meio do esporte. Nós concordamos em ouvir algumas propostas rápidas dos participantes durante o Passeio com Richard.
Sessenta pessoas se inscreveram no passeio e apresentaram suas ideias para mim, para Josh Bayliss, que é presidente-executivo do Virgin Group, e para Tracey Webster, que é a nova presidente-executiva do Centro Branson na África do Sul. Os empreendedores tinham que pensar com seus pés (literalmente, enquanto pedalavam) e fazer suas ideias se destacarem das dos demais ciclistas em nosso pelotão. O fator novidade manteve todos rindo, o fato de estarem ofegantes ajudou todos a manterem suas propostas sucintas, e o exercício fez o cérebro de todos funcionar --nós ouvimos algumas boas ideias iniciais e as desenvolvemos juntos. E todos nós completamos a corrida no dia seguinte, de modo que a prática foi de ajuda.
Então, em maio, eu ouvi algumas ideias cheias de entusiasmo durante um voo da AirAsia, no qual eu trabalhei como comissária de bordo --eu estava pagando uma aposta que perdi dois anos antes para o presidente-executivo da AirAsia, Tony Fernandes, sobre a equipe de quem se sairia melhor na Fórmula 1. Alguns passageiros me passaram propostas e eu convidei aqueles que me entregaram as que mais chamavam atenção para falar sobre suas ideias. Uma mulher até mesmo usou uma barba para assegurar que chamaria minha atenção. Quanto a mim, eu estava vestido de comissária de bordo, com batom, collant e sapato vermelho. Foi uma experiência bastante surreal, mas várias pessoas compartilharam propostas excelentes, e eu consegui colocar algumas delas na direção certa.
É claro, nem todo mundo encontrará investidores potenciais andando de bicicleta ou em um voo. Atualmente eu recebo muitas ideias originais e interessantes pelas redes sociais. Como fazer sua ideia se destacar? Se a sua ideia é realmente inovadora, tente tornar sua proposta igualmente inovadora. Muitas pessoas têm boas ideias e às vezes uma apresentação singular pode fazer toda a diferença.
Uma das propostas mais incomuns que já fiz envolveu um truque de mágica. Quando estávamos trabalhando para começar a Virgin Atlantic, eu me encontrei com a Airbus, na esperança de comprar um avião. Na condição de nova empresa, nós precisávamos desesperadamente de um grande desconto, e eu lhes disse que, se vendessem o avião deles para nós e nossa companhia aérea fosse bem-sucedida, o que certamente seria, eles veriam muito mais negócios a longo prazo. Mas a Airbus não concordou com o preço que podíamos pagar.
Eu sabia que os executivos deles provavelmente já tinham ouvido propostas como a que fiz, de modo que decidi fazer a minha se destacar. Ao nos sentarmos para o almoço, perguntei aos executivos: "Vocês acham que existe alguma chance de o seu presidente-executivo ser hipnotizado?" "Claro que não", eles responderam. Eu disse ao presidente-executivo, Jean Pierson: "Se eu puder hipnotizar você em cinco minutos, você nos dá o desconto de US$ 2 milhões?" Ele e todos os outros concordaram, e apertamos mãos.
Cerca de três minutos depois, eu perguntei que hora era. Pierce olhou para seu pulso e descobriu que seu relógio tinha desaparecido. Ele pareceu preocupado. Eu então olhei para meu pulso, onde agora havia dois relógios. Os executivos acreditaram que eu tinha hipnotizado Pierson e ele me entregou seu relógio, em vez de eu ter sido ágil o suficiente para pegar seu relógio durante o aperto de mãos!
A Airbus nos deu o desconto como prometido, o que foi fundamental para o início das atividades da Virgin Atlantic. Apesar da minha abordagem ter sido heterodoxa, ela funcionou.
Seja qual for a sua ideia, siga esses passos simples. Explique como seu novo negócio fará a diferença, mas o faça de modo interessante. Mostre seu conhecimento de modo gentil, destaque sua experiência e os pontos fortes de sua equipe e fundamente sua ideia com mensagens simples, realistas. Não use jargão. E, mais importante, o faça de modo rápido. Você nunca sabe: a pessoa para a qual você está apresentando sua ideia pode precisar pegar o elevador.
Boa sorte!
Tradutor: George El Khouri Andolfato

Nenhum comentário: