quarta-feira, 31 de julho de 2013

EUA podem vigiar 'quase tudo' na web, diz novo documento
Programa permite busca de conteúdo sem autorização prévia, segundo papéis fornecidos por Edward Snowden
Agência afirma que uso do XKeyscore ajudou a capturar, até 2008, 300 terroristas; EUA negam interceptar conteúdo
GLENN GREENWALD - "GUARDIAN"
Um programa altamente sigiloso da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana permite a analistas fazer buscas sem autorização prévia em vastos bancos de dados com e-mails, chats e históricos de navegação de milhares de pessoas, segundo documentos fornecidos por Edward Snowden, que denunciou abusos dos serviços de inteligência dos EUA.
A NSA se vangloria do programa --chamado XKeyscore-- em seu material de treinamento, que diz ser o "sistema de mais amplo alcance" para desenvolver inteligência baseada em dados virtuais.
Segundo os papéis, o XKeyscore tem acesso a 700 servidores em 150 pontos do mundo, inclusive no Brasil.
Os arquivos servem para destacar uma das afirmações de Snowden em sua entrevista ao "Guardian" em junho: "Sentado à minha mesa, eu podia grampear qualquer um, você, seu contador, um juiz federal ou até mesmo o presidente, se eu tivesse um endereço pessoal de e-mail".
Funcionários do governo dos EUA negam veementemente essa última alegação.
Mas os documentos do XKeyscore detalham como os analistas podem utilizar o sistema para vasculhar os imensos bancos de dados da agência por meio de um formulário em rede unificado, que registra apenas uma justificativa ampla para a busca.
A solicitação não é revisada por um tribunal nem por representantes da NSA.
Um documento da agência diz que o programa cobre "quase tudo que um usuário típico faz na internet", o que inclui o conteúdo de e-mails, sites visitados e buscas, e não apenas os metadados (no caso de um telefonema, por exemplo, os "metadados" informam quem ligou para quem, de onde e por quanto tempo, sem o teor da ligação).
Os analistas também podem usar o XKeyscore a fim de obter interceptação constante e em tempo real das atividades de um internauta.
Pelas leis dos EUA, a NSA tem a obrigação de requerer mandado individualizado no Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira apenas se o alvo da vigilância for uma "pessoa norte-americana", mas não para interceptar comunicações entre americanos e alvos estrangeiros.
No entanto, o XKeyscore oferece a capacidade de vigilância eletrônica extensa de americanos, sem mandado, desde que informações simples de identificação, como um endereço de e-mail ou IP (número de registro de um computador conectado), sejam conhecidas do analista.
Um slide de treinamento ilustra as atividades digitais que são constantemente recolhidas pelo XKeyscore e a capacidade do analista para solicitar informações de bancos de dados o tempo todo.
Segundo a NSA, 300 terroristas foram capturados por meio de informações obtidas via XKeyscore até 2008.

Nenhum comentário: