terça-feira, 30 de julho de 2013

Espanha tem a primeira vereadora com síndrome de Down
Ángela Bachiller, de 29 anos, tomou posse na Câmara de Valladolid nesta segunda-feira
O Globo/El País

Ángela Bachiller na cerimônia de posse
Foto: Reprodução do site 20minutos.es
Ángela Bachiller na cerimônia de posse - Reprodução do site 20minutos.es
MADRI - Ángela Bachiller, de 29 anos, tomou posse na Câmara de Valladolid nesta segunda-feira, tornando-se a primeira vereadora com síndrome de Down da Espanha. Ela vai substituir Jesús García Galván, que se retirou há cerca de um mês acusado de suborno num processo de licenciamento urbanístico.
A candidatura de Ángela pelo Partido Popular (PP) nas últimas eleições municipais foi bem recebida pelas associações de portadores de deficiência. Em entrevista ao portal da Confederação Espanhola de Organizações a favor das Pessoas com Deficiência (Feaps), logo após as eleições, a vereadora afirmara que não gostava de política, mas que havia decidido participar do pleito para mostrar a capacidade das pessoas com deficiência.
- É para que as pessoas percebam que nós, pessoas com deficiência, podemos tudo, temos muita força de vontade - disse, acrescentando que se sentiu satisfeita por ter entrado na lista do partido. - Fiquei muito feliz por terem contado comigo. O prefeito disse que eu era um exemplo de força e superação.
Ángela trabalhava como auxiliar administrativa no Departamento de Bem-Estar Social da prefeitura de Valladolid. Por desejo de sua família, manteve-se distante dos meios de comunicação, à espera que sua nomeação fosse oficializada.
De acordo com a imprensa espanhola, a reserva em relação aos meios de comunicação contrasta com seu comportamento aberto e dinâmico. No tempo livre, Ángela se ocupa com aulas de inglês e piano.
- Não há que se preocupar, mas se ocupar - disse ela à Feaps.
Ainda de acordo com o portal, portadores de deficiência da Espanha se identificam com Ángela por sua naturalidade e clareza na hora de se expressar. Para ela, falta ao poder público dar mais atenção às demandas dos deficientes.
- Podiam melhorar a acessibilidade de alguns lugares como museus e transportes. Também organizar mais atividades de lazer e esportes.

Nenhum comentário: