terça-feira, 30 de julho de 2013

Quatro em cinco adultos sofrerão com pobreza pelo menos uma vez na vida nos EUA
Pesquisa da AP revela queda drásticas dos padrões sociais dos norte-americanos e aumento da desigualdade no país
Dodô Calixto - OM



O sonho americano, clássico movimento nos EUA por bem-estar social e conforto econômico, parece minguar cada vez mais. Uma nova pesquisa afirma que atualmente quatro a cada cinco norte-americanos vão, pelo menos uma vez na vida, "sofrer com o desemprego, depender de programas de assistência social do governo ou estar perto do zona de pobreza". A informação foi revelada neste domingo (28/07) em pesquisa da The Associated Press sobre a deteoriorização do “American Dream”.Mother Jones

A pobreza entre os negros é a maior no país
O estudo também revela que os EUA tiveram grande perda de segurança econômica e dos benefícios sociais à população nas últimas décadas. Além disso, aponta um aumento na diferença de desigualdade social entre ricos e pobres, assim como a diminuição do salário dos trabalhos de manufatura – responsáveis pelos vencimentos da maioria das classes populares dos EUA.
O crescimento da dificuldade econômica é sentida sobretudo entre os brancos, com base em várias medidas apresentadas pela pesquisa da Associated Press. O pessimismo entre eles sobre o futuro de suas famílias subiu ao ponto mais alto desde pelo menos 1987: 63% dos brancos dos EUA acreditam que a economia do país é "pobre".
Minorias étnicas – sobretudo negros e latinos – estão mais propensas a viver na pobreza, confirmou o estudo. No entanto, cada vez mais os brancos vão enfrentar problemas sociais. Por exemplo, a projeção feita indica que 76% dos adultos brancos vão passar pela zona da pobreza antes do 60 anos de idade.
Mother Jones


Obama enfrenta uma das maiores crises sociais da história dos EUAOs números oficiais classificam 46,2 milhões - 15% da população - de norte-americanos atualmente como "pobres". Desse total, a grande maioria ou está ou estará em breve "desempregado". A taxa de pobreza entre negros e latinos é aproximadamente três vezes maior do que entre os brancos.
Outros cinco dados revelados pela pesquisa1- Pela primeira vez desde 1975, o número de mães solteiras de cor branca vivendo na zona da pobreza se equiparou as mães negras. São cerca de 1,5 milhão de mulheres nesse grupo econômico e social. Entre as mães latinas o número é de 1,2 milhão.
2- A pobreza entre crianças em bairros de baixo índice social aumentou de 30% para 40%.
3- Disparidades raciais em saúde e educação diminuíram em geral desde 1960.
4- Desde a década de 80, nunca houve um índice de pessimismo no país tão alto quanto o atual. Apenas 45% dos norte-americanos acreditam que a sua posição econômica pode melhorar.
5- Desde 2000, a taxa de pobreza entre os brancos da classe trabalhadora cresceu mais rapidamente do que entre negros, latinos e outras etnias: de 3% para 11%

Nenhum comentário: