segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Arquiteto do prédio que dispara raios de calor é reincidente
Rafael Vinoly, que causou prejuízo aos construtores do edifício de R$ 728 milhões
EFE/OESP
LONDRES - Uma grande armação feita com andaime e lonas começou a ser instalada para cobrir o edifício espelhado em formato arredondado que transformou-se em lente de aumento em Londres. 
A exótica estrutura vem causando danos a veículos, lojas e gramados das imediações, e a prefeitura teve de interditar o estacionamento depois que um Jaguar teve a capota deformada e o retrovisor derretido.
Um salão de beleza sofreu um incêndio e um restaurante teve o telhado e a pintura danificados pelo mesmo motivo, aumentando a polêmica em torno da obra que chama a atenção na cidade.

Autoridades descobriram agora que o arquiteto responsável pela obra, o uruguaio Rafael Vinoly, é o mesmo que projetou o Hotel Vdara , em Las Vegas, que enfrentou o mesmo problema.
Inaugurado em 2010, o hotel também tinha vidros arredondados e espelhados que em dias ensolarados causavam 'raios mortais' causando queimaduras em hóspedes.
Após notícias de pessoas feridas, o hotel precisou reforçar os guarda-sóis e tomar outras providências para garantir sombra e segurança aos frequentadores.

Walkie Talkie. O prédio de 37 andares deverá ter parcialmente coberto para evitar mais prejuízos provocados pelo reflexo do Sol na estrutura do prédio que está sendo construído na City londrina, o centro financeiro da cidade.
A construtora Land Securities, encarregada da construção do edifício apelidado de "Walkie Talkie" - por causa dos seus 'ombros' largos que lembram um segurança, se comprometeu a cobrir os prejuízos e fazer as mudanças necessárias no projeto arquitetônico para acabar com o problema.
O prédio ganhou um novo apelido e vem sendo chamado na imprensa local de "Walkie Scorchie", uma mistura do apelido anterior com frigideira. O nome oficial do empreendimento é '20 Fenchurch Street'.
"Estamos em contato com os comerciantes para que eles nos informem sobre os locais mais afetados pelo reflexo concentrado da luz solar", disse um representante da companhia.
A empresa destacou que já falou com o dono do Jaguar que ficou deformado, Martin Lindsay, e se comprometeu a pagar os reparos como 'um gesto de boa vontade'.
O prédio deve ficar pronto no fim do ano e deve custar cerca de 234 milhões de euros, o equivalente a R$ 728 milhões.
Comunicado. Em uma declaração conjunta, as empresas responsáveis pelo projeto e construção informaram que providenciariam o andaime e a tela gigante em 24 horas para evitar mais problemas.  "Esta solução deve minimizar o impacto sobre a região ao longo das próximas duas ou três semanas, período após o qual o fenômeno deverá desaparecer com outras providências que estão sendo estudadas. Estamos avaliando soluções de longo prazo para evitar novos problemas no futuro".
Três lugares de estacionamento também ficarão interditados após danos causados a veículos.
Os vidros côncavos são o principal destaque do projeto, que promete uma vista magnífica de Londres na cobertura, onde haverá um espaço público com atrações turísticas.
Ali Akay, de 22 anos, que trabalha como cabeleireiro no centro de Londres, disse que a posição do Sol refletida no prédio provocou um princípio de incêndio no tapete da entrada.
Fogo no tapete. "Nós estávamos trabalhando e só vi a fumaça saindo do tapete. Nós tentamos apagar o fogo, havia clientes no momento e obviamente ninguém ficou feliz com a situação", disse ele. "Os clientes não vão entrar se houver um incêndio na frente da porta, isso está ficando muito sério. Esta é uma questão de saúde e segurança. Eles deviam ter pensado nisso antes de iniciar a construção", reclamou.
A dona do Viet Cafe, Diana Pham, de 25 anos, disse ter sofrido problemas semelhantes."Estava muito quente durante a tarde por causa da concentração de luz. Nós pensamos que algo estava queimando no restaurante, mas não era, procuramos em todos os lugares. Em seguida, um cliente veio e nos mostrou", disse ela. "O telhado quebrou de repente, por causa do calor, e a pintura foi danificada".

Nenhum comentário: