sábado, 27 de setembro de 2014

Espanhol é o idioma que mais cresce na União Europeia 
Espanhol é o quarto idioma estrangeiro mais estudado nas escolas europeias e o que mais cresce
Ignacio Fariza - El País
O espanhol, segundo idioma materno mais falado no planeta, prossegue seu avanço na União Europeia. Nos últimos sete anos sobre os quais há dados disponíveis, o ensino do idioma de Cervantes nos institutos de educação secundária da UE experimentou o maior crescimento entre os idiomas dominantes no continente.
Em 2012, 12,2% dos adolescentes europeus estudavam espanhol como língua estrangeira, contra 7,4% sete anos antes. Apesar da melhora, o castelhano continua atrás dos três idiomas dominantes na UE: inglês, francês --ambas línguas oficiais das instituições comunitárias-- e alemão, o idioma com mais falantes nativos na UE.
Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25) pelo departamento de estatística comunitária (Eurostat), por motivo do Dia Europeu dos Idiomas, a porcentagem de estudantes de segundo grau que estudam inglês como língua estrangeira passou de 89% para 96,7%, uma cifra que situa a língua de Shakespeare como hegemônica no âmbito europeu.
Atrás do inglês, o francês mantém o segundo lugar, com 34% dos estudantes matriculados (contra 30% em 2005), e o alemão se firma como terceiro idioma mais estudado, com 22% (19% sete anos antes).
Especialmente interessante é a lista de países europeus nos quais o espanhol tem maior penetração. Com pouco mais de 42% (13 pontos percentuais a mais que em 2005), a Suécia supera a França como o país da UE com maior penetração do castelhano entre os jovens. Na França, por sua vez, o estudo do espanhol passa de 34% para pouco mais de 36%. Portugal, com 22% dos adolescentes matriculados em aulas de castelhano (1,1% em 2005) e Itália, com 20,5% (3,6% em 2005), se situam como terceiro e quarto países com maior presença do espanhol nas aulas e os dois com maior crescimento nos últimos anos.
Fora da UE, mas no espaço econômico europeu, destaca-se o caso da Noruega, com 30% dos adolescentes matriculados em cursos de castelhano.
Na Espanha, o inglês continua sendo, com diferença, o idioma mais estudado pelos jovens: 98% estudavam a língua em 2012, com uma ligeira queda de três décimos em relação ao número de 2005. O ensino de francês, segundo idioma mais procurado nos centros de educação secundária espanhóis, caiu quatro décimos no mesmo período (38,8% frente 38,4% em 2005). O alemão, por sua vez, continua sendo um idioma residual nos planos de estudo, mas dá mostras do crescente interesse social por seu aprendizado, com um aumento de quatro décimos no número de estudantes matriculados entre 2005 e 2007 (2,8% contra 2,4%).
Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves

Nenhum comentário: