sábado, 26 de maio de 2012

O GOVERNO BEM QUE TENTA, MAS DESORGANIZAÇÃO NÃO ESCONDE OS TRAÇOS INDELÉVEIS DE TERCEIRO MUNDO NO BRASIL

No Rio, servidores federais terão ponto facultativo durante a Rio+20
Medida publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial reforça plano do governo para reduzir movimento de pessoas e veículos na cidade durante a conferência
VEJA
Além do feriado municipal, o Rio de Janeiro terá também uma redução das atividades do serviço público federal durante a Rio+20. O Ministério do Planejamento estabeleceu ponto facultativo na cidade, nos dias 20, 21 e 22 de junho, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. A portaria publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) é dirigida aos órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A medida não atinge serviços de assistência médica e hospitalar; segurança pública e inteligência; atividades públicas nos aeroportos; telecomunicações e atividades das Forças Armadas relacionadas à Rio+20. Os dias não trabalhados serão compensados, segundo a portaria.
A estratégia é reduzir o trânsito e o fluxo de pessoas na cidade, de modo a evitar congestionamentos e tumultos com o deslocamento de mais de 100 delegações - boa parte delas integradas por chefes de estado - e um volume estimado de 50.00 participantes para o evento.
Um projeto de lei do Executivo municipal do Rio estabeleceu feriado entre os dias 20 e 22 de junho. A medida compreende todos os estabelecimentos educacionais, incluindo os de educação infantil e de ensinos fundamental, médio, técnico ou superior, bem como as creches e as escolas e cursos, de qualquer nível ou natureza, reconhecidos ou não. O funcionalismo público municipal terá ponto facultativo, exceto nos serviços essenciais. O feriado no Rio atende a um pedido da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
Fora do Rio - Além do feriado, a prefeitura tenta de tudo para esvaziar o tráfego na cidade, que tem hoje uma frota de cerca de 2,5 milhões de veículos. Um exemplo é a nova campanha do projeto Carioquinha, que oferece descontos em passeios turísticos na cidade. Esse ano, o modelo foi modificado para incentivar os cariocas a viajarem para o interior durante a Rio+20. O Carioquinha foi ampliado para dois meses e dividido em duas etapas: na primeira, de 4 de maio a 4 de junho, os descontos serão apenas na capital. Depois, de 5 de junho a 1º de julho, é a vez do interior. Para convencer os moradores do Rio a deixarem a cidade, são oferecidos descontos em hotéis de Búzios e Friburgo, por exemplo.

Nenhum comentário: