Criado em Berlim, o Camover atravessou o Atlântico e chegou aos EUA; inutilizar câmeras com mais criatividade vale pontos extras
Roberto Almeida - OM
Roberto Almeida - OM
O primeiro vídeo, que deu origem ao movimento, foi publicado em janeiro. Nele, anarquistas alemães, usando máscaras e vestidos de preto, entram no metrô de Berlim, “cegam” as lentes das câmeras e deixam o nome do jogo como recado nas paredes. O slogan do movimento anti-câmeras é “Freiheit sterbt mit Sicherheit”, ou “A Liberdade morre com a Segurança.”
“As câmeras são reflexo de uma sociedade cujos membros perderam o controle de suas próprias vidas. Com a maneira que o extremismo islâmico é percebido, turbinado ridiculamente pela mídia, eles pedem, em sua histeria, que mais câmeras sejam instaladas”, escreve o movimento em seu site, camover.noblogs.org.
“É bastante óbvio para pessoas racionais que as câmeras não previnem o crime, mas políticos e a indústria da vigilância tiram vantagem da situação para instalar outras, mais novas e melhores câmeras em lugares públicos”, afirma. “Softwares para monitorar imagens em alta resolução, que analisam rostos e movimentos, já existem e estão sendo implementados. Qualquer um que se sinta mais seguro por causa disso é louco.”
Como justificativa “intelectual”, o movimento adota o estudo dos criminologistas Clive Norris e Gary Armstrong, da Universidade de Hull, no Reino Unido. Eles concluem pela ineficácia das câmeras no combate ao crime.
Reprodução

Perguntado se não estaria apenas destruindo patrimônio e desperdiçando o dinheiro do contribuinte, um dos membros do movimento disse à revista Vice que “quem desperdiça o dinheiro é o governo quando instala mais câmeras”. “Nós inevitavelmente vamos derrubá-las, certo?”, afirmou.
Além de Bruxelas e Berlim, ações dos grupos foram registradas em Nuremberg, Magdeburg, em Helsinki, na Finlândia, e em Puget Sound, nos Estados Unidos. Circulam na internet vídeos de ataques a câmeras também no Reino Unido e em Atenas, na Grécia. O site em que os vídeos dos ataques eram publicados (camover.blogsport.de) está fora do ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário